Literatura: Pulsão e vida!

Postado em 02/09/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenação do curso de Letras/Língua Portuguesa.

Visualizado 1128 vezes.


“Tudo de amor que existe em mim foi dado
Tudo que fala em mim de amor foi dito
Do nada em mim o amor fez o infinito
Que por muito tornou-me escravizado”.

Soneto a quatro mãos.

 

A III Semana acadêmica de Letras começou com as palavras de Vinícius de Morares e Paulo Mendes Campos. Realizada dentre 26 e 29 de agosto, a semana foi contemplada com sonetos, contos, histórias e muita literatura, de um mundo envolvente e repleto de arte e dramaturgia. Encantou a todos os presentes, inundando a alma de todos no mais perplexo e misterioso universo da literatura, invadindo a mente e o coração de diversos autores dos mais rebuscados gêneros. Foi simplesmente um espetáculo de arte.

 

Com a encenação “Livros Vivos” os acadêmicos puderam atuar como os autores e encenar suas verdades, descritas nos livros de diversas formas, uma verdadeira explosão de ideias e sentimentos, recitando fragmentos de suas obras, expondo a paixão pela literatura.

 

O evento trouxe como um grande presente a querida escritora Bernadette Lyra, que palestrou sobre “Olhares Multiculturais na Literatura Capixaba” de uma forma dinâmica, a palestra seguiu como uma conversa e os acadêmicos ficaram encantados com a forma singela que a escritora tratava a temática, também participaram com perguntas, ampliando ainda mais seus horizontes.

 

Durante a semana os alunos participaram de diversas apresentações no III Seminário Formativo. Para as acadêmicas do 2º período Bianca Santana e Bianca Teixeira, a III Semana de Letras foi muito enriquecedora para suas formações, “a presença da escritora Bernadete Lyra aguçou nosso interesse por literatura, nos apresentou um estado diferente, visto pelos olhos dos profissionais da Literatura”.

 

Para encerramento da III Semana Acadêmica de Letras que conquistou a todos os participantes, a Mesa-Redonda: Literatura (Re) Significação da realidade, com a participação de Célia Ferreira, Maria Elvira, Roney Moraes e Rosângela Venturi, que fechou o evento com chave de ouro, e fomentou em todos os presentes o interesse pela arte da literatura, que nos faz entender nosso passado de uma forma lírica e poética!