V Semana da Matemática e suas Práticas Pedagógicas

Postado em 17/09/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenação do curso de Matemática.

Visualizado 1198 vezes.


O curso de Matemática do Centro Universitário São Camilo promoveu a V Semana da Matemática entre os dias 08 e 10 de setembro, com o principal objetivo de discutir as práticas pedagógicas do ensino da matemática nas escolas. Participaram do evento alunos e professores do colegiado de Matemática, alunos egressos e público externo.

 

Os alunos fizeram visitas às escolas da rede pública, levando algumas das práticas pedagógicas para serem apresentadas aos alunos e professores. Na abertura do evento, alunos e convidados participaram com apresentações artísticas.

 

Para compor a mesa de honra a presença da Coordenadora do curso de Matemática Prof.ª Mestre Alda Maria Silva Francisco, a Supervisora Administrativa da Superintendência de Cachoeiro de Itapemirim e Professora de Matemática Sra. Ana Maria Valani Melo, e os alunos do curso de Matemática, Natalia, Valdiney e Renan.

 

Dentre as atividades da V Semana da Matemática e suas práticas Pedagógicas, aconteceu a mesa redonda “A matemática e suas Práticas Pedagógicas”, que contou com a mediação do Prof. Mestre Hebert Torres, e participação do Diretor, Professor da Escola Estadual Lions Sebastião Vidaure e egresso do curso de Matemática, Sr.Alexandre Esquicalha, a Professora e egressa Mirela Vilela Alves e o professor Rafael Santos. Os alunos e participantes puderam expor suas opiniões e fazer perguntas a cerca do assunto.

 

Para a aluna Danielle Abreu de Assis do 2º Período de Matemática, a semana da matemática é um evento muito importante para nós acadêmicos, “as palestras e mesa redonda são atividades que aumentam nosso conhecimento sobre a realidade de nossas escolas e os jogos matemáticos incrementam nossas idéias para desenvolvimentos dos trabalhos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e posteriormente nas escolas”.

 

Durante a semana os alunos apresentaram seus trabalhos e projetos de conclusão de curso, participaram de oficinas de jogos relacionados ao aprendizado da matemática, e os alunos bolsistas do Pibid apresentaram no corredor pedagógico a exposição de trabalhos desenvolvidos em sala de aula.