I Café Literário - A importância da linguagem: Contexto musical na época da ditadura militar

Postado em 22/10/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenação do curso de Letras/Língua Portuguesa.

Visualizado 2761 vezes.


O curso de Letras Língua Portuguesa do Centro Universitário São Camilo-ES promoveu, no dia 09 de outubro, o I Café Literário com o tema “A importância da linguagem: Contexto musical na época da ditadura militar”, com o objetivo de discutir entre os alunos fatos históricos e suas ideologias nos dias atuais.

 

O evento teve início embalado em um lindo sarau “É melhor morrer do que perder a vida, a literatura, a música, o golpe de 64 e a repressão”, que emocionou a todos os presentes, e os levou a pensar em todo o sofrimento vivido durante o período de Ditadura ecom as considerações relatadas pelo professor Fábio Brito.

 

Para o Coordenador da Pastoral Universitária Padre Gildésio da Paixão, o Café Literário é algo que nós faz pensar sobre momentos marcantes em nossa história e que devem ser apresentados e discutidos em sala de aula: “É importante porque aproxima as pessoas integrando os saberes, proporcionando a aprendizagem e a humanização. No contexto musical na época da ditadura militar: A discussão, a reflexão e a interação em sala de aula são atitudes esperadas pelos que estão no processo de aprendizagem. A reflexão sobre a linguagem musical no contexto da ditadura proporcionou um olhar mais atento as músicas que, hoje, também são tocadas na escola desde a educação infantil”.

 

O evento também contou com a participação da professora Priscila Maria Paulino que explanou sobre as possibilidades oferecidas no mercado de trabalho para o profissional de letras, ampliando a visão dos alunos e trazendo ainda mais interesse para a carreira docente.

 

O I Café Literário foi um marco de discussões e aprendizados, para que todos estejam atentos ao que é fornecido pelos meios de comunicação em massa, é aprender a sermos mais críticos e criteriosos com o que é apresentado em sala de aula, e até mesmo em nossas casas, é uma abordagem da realidade em nossa sociedade.