I Simpósio de Enfermagem em Cardiologia: a cardiopatia congênita em pediatria

Postado em 28/10/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenação do Curso de Enfermagem.

Visualizado 2224 vezes.


O Curso de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo realizou no dia 21 de outubro o “I Simpósio de Enfermagem em Cardiologia: A cardiopatia congênita em pediatria”, com o objetivo de atualizar o aprimoramento sobre os cuidados de enfermagem referente à criança cardiopata.

 

O evento contou com a presença de alunos, professores e profissionais da área da saúde. Durante o dia, os alunos participaram do curso de suporte básico de vida em pediatria com o bombeiro Fernando Duarte, que mostrou de forma prática os procedimentos para o salvamento de crianças.

 

Já à noite, o evento contou com a participação da Dr.ª Andressa Mussi Soares, que relatou sobre as cardiopatias congênitas e a importância do diagnóstico precoce, com as palestras “A importância do teste do coraçãozinho e como realizar” e “ A cardiopatia congênita uma abordagem geral”. Logo após os participantes puderam participar sanando suas dúvidas sobre o assunto.

 

A Enfermeira Lívia Albino palestrou sobre “A importância dos cuidados de enfermagem no tratamento de crianças cardiopatas: Cuidado no pré e pós-operatório e a humanização”, explicitando quais os cuidados necessários, durante e após os procedimentos, e também sobre algo muito importante que é o processo de humanização, por se tratar de crianças fragilizadas pelo tratamento.

 

Para a aluna Vanessa Aparecida Mendes dos Santos do 8º Período de Enfermagem a oportunidade de participar de eventos como este são únicos na aprendizagem: “Enquanto acadêmicos, poder realizar um evento deste porte nos proporciona uma grande aprendizado, tornando-nos mais atentos à prevenção das doenças cardiovasculares sobre a cardiopatia congênita, um tema que se diagnosticado na atenção primária farão todo o diferencial, ampliando ainda mais nossas visões a cerca de um assunto tão importante”.