Prevenção e Reabilitação: a integralização da Fisioterapia

Postado em 27/10/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenação do curso de Fisioterapia.

Visualizado 2794 vezes.


A IX Semana de Fisioterapia aconteceu no Centro Universitário São Camilo entre os dias: 13, 14, 16 e 17 de outubro, com a temática “Prevenção e Reabilitação: a integralização da Fisioterapia, durante a semana foi ofertado aos alunos diversos minicursos, oficinas e palestras com temas variados e abordagens sobre o atual contexto profissional na área da saúde.

 

A abertura do evento contou com a palestra “Fototerapia na Cicatrização de Feridas” ministra pelo Prof.Dr. Pierre Augusto, logo após foi discutido em mesa redonda os aspectos preventivos na dor anterior do joelho, como moderador o Prof.Dr. Fabiano Moura Dias, e convidados: Dr. Gustavo Pizol e Prof.Dr. Luciano Duarte. Durante a mesa redonda os alunos participaram com questionamentos sobre os assuntos expostos.

 

Durante a semana as egressas do curso: Dr.ª Maiza de Paulo Godoes, Dr.ª Polyanna Glória, Dr.ª Letícia Teixeira Corrêa e Dr.ª Gilliane Ipólito participaram contando suas experiências no mercado profissional, o evento contou ainda com a palestra do Dr. Diogo Zortea sobre “Osteopatia Clínica” em seguida formou-se a mesa redonda para o debate sobre “A importância do Fisioterapeuta nas UTIs Neonatais”.

 

Para a aluna Rielly de Sá Lima do 6º Período de Fisioterapia, a IX Semana de Fisioterapia é um evento transformador no conhecimento: “O evento contribui de uma maneira muito significativa, ampliando nossos conhecimentos, com os minicursos e palestras, conseguimos entender na prática os conhecimentos adquirido de forma teórica durante as aulas”.

 

No penúltimo dia o Prof.Dr. Gustavo Pilon palestrou sobre: “Mitos e Verdades na postura” de uma forma descontraída e motivadora, e o Prof. Dr. Fábio Ramos, com a palestra sobre: “Hidropilates na reabilitação do LCA, para finalizar a noite os presentes participaram do Café Literário com lançamento do V Livro da Fisioterapia “Atualizações e Saúde”.

 

No encerramento os alunos apresentaram Pôsteres na V Mostra Científica e V Mostra de Invenções em Fisioterapia, finalizando de forma brilhante a IX Semana de Fisioterapia, para o Coordenador do Curso, o Prof. Nelson Ribeiro Neto: “a IX Semana de Fisioterapia trouxe como ponto de destaque a Mostra Científica e de Invenções, que apresentou uma alta qualidade na exposição dos trabalhos no dia de seu encerramento. Acreditamos que a boa participação durante o evento, bem como determinadas atividades já caracterizadas como contínuas a cada ano, como as falas dos egressos de sucesso do curso têm fomentado uma visão de mercado diferenciada para nosso alunado”.

 

O Centro Universitário São Camilo Parabeniza a organização do evento, repleto de palestras com temas atuais e instigantes aos alunos, os minicursos e oficinas, ao Coordenador e professores por estimular o saber científico e a transdiciplinariedade do conhecimento.

 

Premiação - Mostra Científica

Menção Honrosa Mostra Científica - 1.º Lugar:

- UTILIZAÇÃO DA RADIOFREQUENCIA (RF) NO ALÍVIO DA SINTOMATOLOGIA  DA FIBROMIALGIA dos autores:

Adriana Guidi, Rosana Ribeiro, Fabiano Moura Dias, Hércules Lázaro Morais Campos e Sabrina Cunha Vargas

 

Menção Honrosa Mostra Científica - 2.º Lugar:

- OSTEOCONDRITE JUVENIL: OSGOOD-SCHLATTER dos autores:

Flávia Carvalho Tedesco e Luciano Azevedo Duarte

 

 Menção Honrosa Mostra Científica - 3.º Lugar:

- ANÁLISE BIOMECÂNICA DA MARCHA COM O DESEVOLVIMENTO DE APOFISITES “SING-LARSEN-JOHANS-SOM” E “OSGOOD-SCHLATTE dos autores:

Victor Martins, Alexandra Silva Vivas, Adriana Duidi, Hélio Gustavo Santos