Professora participa de coordenação em fórum de licenciaturas de Matemática

Postado em 31/10/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenação do curso de Matemática.

Visualizado 1357 vezes.


A Coordenadora do Curso de Matemática Prof.ª MSc. Alda Maria Silva Francisco participou, dia 29 de outubro de 2014, do Fórum Capixaba de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), em Vitória, organizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) coordenando o GD3- Interação Teoria e Prática na Formação do Professor de Matemática, juntamente com a Prof.ª Dra Maria Auxiliadora Vilela Paiva e a Prof.ª Mirian Angeli.

 

Foi abordada sobre a Prática de Ensino: articulações possíveis entre a Instituição formadora e a Educação Básica, discutiram também, como as disciplinas específicas se articulam à Prática docente, destacando-se que forma o conhecimento matemático pode ser trabalhado levando em consideração as características e os objetivos para qual se destina o profissional a ser formado.

 

Enfatizaram como o planejamento e/ou elaboração de recursos didáticos pelos licenciandos ajudam na construção de conhecimentos da prática e quais metodologias inovadoras possibilitam a articulação com a prática, ressaltando as experiências vivenciadas, as potencialidades e fragilidades.

 

Segundo Profª Alda Maria: “foi um evento muito rico de troca de experiências, reflexões dos saberes e fazeres na licenciatura, o que possibilitou perceber que nós do Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo, estamos no caminho, com um fazer docente diferenciado e contemplando a tríade ensino, pesquisa e extensão.

 

No final do evento, definiu-se a participação no Fórum Nacional de Licenciatura em Matemática em Londrina em dezembro, também organizado pela SBEM. Este possibilitará um diálogo sobre toda questão da Licenciatura de Matemática, que hoje é de vital importância para o meio acadêmico, para a sociedade e para o Brasil.