Um encontro interdisciplinar entre ética, cidadania, educação e filosofia é tema da Semana da Pedagogia

Postado em 22/10/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenação do curso de Pedagogia.

Visualizado 2867 vezes.


Foi realizada entre os dias 06 e 10 de outubro a Semana da Pedagogia, com o objetivo de discutir sobre as relações entre a ética, cidadania, educação e filosofia. Repleta de atividades inovadoras, a programação buscou ampliar as visões dos acadêmicos com um efeito de pensar na interdisciplinaridade dos temas abordados.

 

O primeiro dia do evento aconteceu no Teatro Municipal Rubem Braga, com a apresentação da peça “Brasil: mito e realidade”, do grupo de teatral da Escola Estadual Monsenhor Miguel de Sanctis de Guaçuí. A apresentação demonstrou desde o descobrimento do Brasil até os dias atuais, de uma forma lúdica e precisa. Todos os presentes ficaram admirados a forma com que o tema foi exposto pelo grupo teatral, uma verdadeira aula de história e cidadania. Ao final da apresentação a superintendente de Educação Regional, a Sra. Celeida Chamão de Medeiros palestrou sobre as principais atividades e a multidisciplinaridade do pedagogo.

 

Durante a semana alunos e professores discutiram diversos temas. No dia 07 de outubro foi abordada a temática “Educação para as relações étnico raciais”, com a presença das professoras: Ariane Celestino Meireles, Adriana da Silva Oliveira, Ana Cristina Pereira e Alda Maria Silva Francisco.

 

O evento contou com as palestras “Alfabetização e Geografia” ministrada pelas Professoras Luciane Negrini e Andressa Guedes, “Currículo” ministrada pela Sra. Valéria Perina (SER) e Sra. Roselane de Araujo Barreira Sub Secretária de Educação de Cachoeiro.

 

No encerramento aconteceu o “Café Filosófico” com a palestra do Padre Gildésio da Paixão que discorreu sobre “ Bioética das relações pedagógicas”, com a participação da Professora Priscila Maria Paulino Santos.

 

Para a aluna Adriana Contarini Lemos Silva – 4º Período de Pedagogia, eventos como este são capaz de mudar nossa visão sobre diversos temas do nosso cotidiano. “Através da Semana da Pedagogia, fomos oportunizados com palestras que com certeza enriqueceram muito nosso aprendizado e esclareceram dúvidas e para nós dos cursos de licenciatura, esta semana foi um momento de grande valorização”.

 

O Centro Universitário São Camilo parabeniza aos envolvidos na Semana de Pedagogia, à coordenadora Cristina Lens, por abordar temas de extrema importância na formação do profissional da Educação, que nos mostra pontos de nossa sociedade que precisam ser modificados e visto de uma maneira mais humana e ética.