VI Expociência Sul Capixaba inova e surpreende participantes

Postado em 01/10/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Extensão Universitária.

Visualizado 2755 vezes.


O Centro Universitário São Camilo foi novamente palco de um grande evento científico e cultural, entre os dias 23 e 26 de setembro, envolvendo alunos de todos os cursos e com diversas atividades: Exposição de Pesquisas das Instituições de Ensino e Empresas Parceiras, Mostra Técnico-Científica (Sessões temáticas – Apresentação Oral) e (Apresentação de Pôsteres), Minucursos, palestras e oficinas, III Seminário de Informação Profissional, Feira de Profissões, Concurso de Paródias, Vídeos, Fotografias e apresentação Cultural, Mesa-redonda com o tema “Formação Médica: Tendências e Perspectivas para o mercado de trabalho” e como encerramento as Premiações Técnico-Científicas e Culturais.

 

A abertura contou com a presença do Neurocientista Lucas Trambaiolli que abordou sobre a importância da participação em grupos de pesquisa e campeonatos para a sua formação de desenvolvimento de carreira. Em seguida, foi realizado um debate com os profissionais de diversas áreas sobre a importância da tecnologia no desenvolvimento das profissões.

 

Na segunda noite do evento, a mostra técnico-cientifica abrilhantou o evento com a qualidade dos trabalhos apresentados tanto na modalidade de banner (total de 126 trabalhos) como nas apresentações orais (18 apresentações). Também nessa noite, foram oferecidos aos discentes e ao público externo, diversos minicursos, palestras e oficinas. Ao todo, foram disponibilizadas 880 vagas, sendo que todas foram preenchidas, havendo total participação do público.

 

No terceiro dia do evento foram realizados o III Seminário de Informação Profissional, a Feira de Profissões, a I Gincana Estudantil de Informação Profissional, sendo que para esses eventos, a instituição recebeu as escolas Fraternidade e Luz, Polivalente Aquidaban, CIE e Expoente (Castelo), além da participação dos alunos do Ensino Médio do Centro Educacional São Camilo.

 

Ainda nesse dia, a VI Expociência inovou com a realização do concurso de paródias, de vídeos e de fotografias, com premiações para os primeiros e segundos lugares de todas as modalidades. Pôde-se perceber a participação em massa dos alunos, inclusive na formação de torcidas.

 

E no último dia do evento, para os interessados na área médica, foi realizada uma Mesa Redonda com o tema “Formação Médica”, que contou com a participação de diversos médicos de diferentes especializações, sendo mediada pelo Dr. Carlos Eduardo Dilem. Os alunos do Darwin, Pentágono e São Camilo acompanharam todas as questões debatidas com muita atenção e interesse.

 

Aconteceu ainda a noite de encerramento, com as premiações da mostra técnico-científica e do concurso cultural, além de sorteio de diversos brindes e atração musical. Também aconteceu apresentação de trabalhos de pesquisa realizados por instituições e empresas parceiras.

 

Para a coordenadora de Extensão a professora Simone de Bruim Babisck Mezadre, o sucesso da Expociência, se deu à participação dos alunos em todo o processo de planejamento e elaboração do evento. “Buscando um maior envolvimento dos alunos da São Camilo, os organizadores do evento buscaram junto aos líderes de turma, informações sobre quais as atividades gostariam de realizar e quais eventos tinham interesse em participar. Desse momento junto aos acadêmicos, várias sugestões foram feitas, como por exemplo, o oferecimento de vários minicursos, palestras e oficinas; além da realização do concurso cultural e da apresentação musical. Os alunos formaram uma equipe de apoio que deu suporte aos organizadores durante toda a semana do evento”.

 

Para a aluna Maria Eduarda da Silva, 4º Período de Direito, participar da Expociência foi um prazer, uma oportunidade de crescimento e aprendizado. “Apresentei banner com meus colegas e adoramos a disposição dos mesmos, a forma como fomos avaliados. Participar de um evento como este, nos revigora para a vida acadêmica, pois a vontade de se envolver e investir aumenta. Adorei a experiência e desejo continuar participando até terminar a graduação. O evento por completo foi admirável, com programações únicas e indispensáveis, não poderia deixar de falar do concurso cultural que me encantou em todos os aspectos, os professores Eduardo Calvante, Diego Lube e Aline Giuri arrasaram na condução do mesmo. Parabenizo a Coordenadora de Extensão professora Simone De Bruim, sua equipe e aos coordenadores que contribuíram para a realização da Expociência”.

 

O Centro Universitário Parabeniza a todos os envolvidos neste evento, que abrilhantou e ampliou diversos horizontes, criando em todos os participantes o desejo pela pesquisa e sua importância para a sociedade, e aos vencedores das premiações Técnico-Científicas e Culturais:

 

  Paródia - 1º - Tecnologia e informação no meio Social - Fernanda Sampaio (História)

                 2º - Fórmula de Bhaskara - Jéssica Furlan (Matemática)

 

  Vídeo -  1º - A Glimpse of the future - Mayara Amélia Ramo (Letras / Inglês)

                2º - A evolução na Fisioterapia - Adriana Guidi (Fisioterapia)

 

  Fotografia - 1º - Caminho das Estrelas - Felipe Pacheco Ventura (História)

                      2º - Verdadeiros Sons - Pâmela Koppe Ferreira (Psicologia)

 

Ganhadores da Mostra Técnico-Científica - Pôster

 

1º Lorena Mulinario Fernandes, Eryka Silva Oliveira, Luan Gonçalves Bissa, / Professores: Gilson Silva Filho e Helimar Rabello (Inventário de mamíferos  não voadores em uma área de recuperação ambiental em Castelo - ES)

 

2º - Alda dos Santos Rodrigues, Patrícia Jobour  de Medeiros, Ralph  Bonandi Barreira / Professores: Marilene Dilen da Silva (Ação, integração e socialização: "doe seu restinho de tinta")

Ganhadores da Mostra Técnico-Científica - Apresentação Oral

 

1º - Kétcia Cristina Quintino Rocha Barros / Professores: Tatiana Mareto Silva e Cristiano Hehr Garcia (O homem como sujeito passivo do crime de estupro e os efeitos jurídicos do resultado gravidez)

 

2º - Mariana Zanetti Furtado / Professora: Camilla Dellatorre Teixeira (Gerenciamento de resíduos provenientes do descarte doméstico de medicamentos: uma revisão)