XI Congresso Diocesano de Pastoral da Saúde e Evangelização em parceria com o Centro Universitário São Camilo e a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Postado em 08/10/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Pastotal da Saúde - Esther da Cunha Vitor.

Visualizado 1222 vezes.


O Centro Universitário São Camilo sediou no dia 27 de setembro o XI Congresso Diocesano de Pastoral da Saúde e Evangelização, cujo tema central foi Pastoral da Saúde e Relação de Ajuda, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos em especial, dos voluntários da pastoral da saúde e profissionais da área, estimulando sempre a solidariedade e a responsabilidade social. Para o bom funcionamento da Pastoral da Saúde, é fundamental o constante trabalho de capacitação dos seus voluntários pastorais. Com esta finalidade ocorreu este congresso priorizando as pessoas que trabalham como voluntários em visitas domiciliares, hospitalares e em casas de repouso para idosos.

 

O evento contou com a participação dos Padres Camilianos: Pe. Américo Pinho de Cristo, Pe. Gildésio da Paixão Batista e Pe. Júnior Moreira, e com o Coordenador Diocesano de Pastoral Pe. Gelson Souza. Ao iniciar o congresso o coordenador da Pastoral Universitária Pe. Gildésio discorreu sobre a Vida de São Camilo de Lellis, 400 anos de sua morte e a Espiritualidade Cristã Promovendo Saúde. Com a contribuição de Pe. Américo falou sobre a importância de ajudar ao próximo, aqueles que estão em situações de vulnerabilidade social, como nos ensinamentos de São Camilo: “Mais coração nas mãos”.

 

O evento contou com a participação dos voluntários da pastoral da saúde, agentes da saúde, enfermeiros, ministros da Eucaristia e alunos da Instituição, que participaram ativamente, com perguntas e expondo também suas experiências de vida na área da saúde. Desta forma o Congresso envolveu todas as paróquias da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, para que melhor desenvolvam seus projetos voltados à Saúde. Este ano contou com a presença especial de voluntários da Pastoral da Saúde do estado do Rio de Janeiro, em busca de aprimorar seus conhecimentos.

 

Vale relembrar que um momento bem marcante foi a segunda parte do congresso, que contou com a presença do Sr. Paulo Arantes e Rosemeri Vieira Tunala, que preparam um momento muito rico (palestra, oficina, atividade corporal de autoconhecimento) para tratar o tema: Como Cuidar de Si para Cuidar do Outro com Amor Samaritano”. Ali todos puderam se auto avaliar e perceber o quanto é fundamental cuidar-se para oferecer um cuidado de qualidade ao próximo. Encerrando o congresso houve a missa, convidando os presentes a levarem ao altar do Senhor a graça de ajudar ao próximo com fraterno carinho e respeito.

 

A Coordenação Diocesana da Pastoral da Saúde, Pe. Américo Pinho de Cristo agradece a todos os voluntários do bem (em especial aos Voluntários da Pastoral da Saúde), que buscam ajudar aqueles que precisam, e seguem os ensinamentos de São Camilo de Lellis “Mais coração nas mãos” e Jesus Cristo, em “amar ao próximo como a ti mesmo”.