Fórum Viva Cachoeiro supera expectativas

Postado em 07/11/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Extensão Universitária.

Visualizado 1410 vezes.


A história de Cachoeiro de Itapemirim foi relembrada e discutida no I Fórum Viva Cachoeiro, uma iniciativa da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim com o apoio do Centro Universitário São Camilo e de diversos setores da sociedade Cachoeirense.

 

O Fórum Viva Cachoeiro é um espaço democrático, ecumênico e diversificado para discutir questões relacionadas ao futuro do Município de Cachoeiro de Itapemirim, e será desenvolvido em diversos encontros para tratar de assuntos específicos, com o objetivo de encaminhar propostas para os futuros governantes Municipais, com soluções para os problemas vividos pela sociedade Cachoeirense.

 

A abertura do evento contou com as presenças do: Pe. Francisco Lélis Maciel Reitor do Centro Universitário São Camilo, Carlos Casteglione Prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Pe. Gildésio da Paixão Coordenador da Pastoral Universitária, Pe. Joselito Ramalho Nogueiro representado a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, e a Prof. Jaqueline Ramalho Coordenadora do Curso de História do Centro Universitário São Camilo.

 

O evento contou com a participação do Professor e Historiador Diogo Lube que contou relatos da história de Cachoeiro, e sua evolução social e econômica, e a participação do Economista Orlando Calimam, que mostrou a evolução econômica de Cachoeiro e do Sul do Estado.

 

Para o Pe.Joselito Ramalho Nogueira, a grande importância de nosso Fórum é colocar em discussão a realidade sócio-econômico-cultural de nossa cidade e do sul do Estado: “Ao mobilizarmos as pessoas para a tomada de consciência da realidade acabamos por proporcionar compromissos e busca de novos caminhos para a superação desta realidade que cada vez mais se confirma entre nós que é a perda de força econômica e política de nossa região. Como a realidade extrapola credo religioso e ideologias políticas acabamos por favorecer um olhar mais amplo e conjunto da realidade e das ações que devem ser tomadas e comprometem todos os setores da sociedade.

 

O primeiro Fórum superou as nossas expectativas pela participação do povo e da forte representação que obtivemos de setores importantes de nossa sociedade, assim como pelo conteúdo que já emergiu deste primeiro momento de discussão”.