Psicologia Hospitalar: Contribuições para as Práticas em Saúde é tema do VII da Semana de Psicologia

Postado em 19/11/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenação do curso de Psicologia.

Visualizado 1886 vezes.


O curso de Psicologia do Centro Universitário São Camilo realizou nos dias 13 e 14 de novembro, a VII Semana de Psicologia. Na oportunidade, a finalidade do evento de promover a integração dos discentes, docentes e profissionais renomados na área da psicologia, abordando o tema “Psicologia Hospitalar” com um debate amplo sobre as contribuições do Psicólogo neste ambiente, foi alcançada com louvor.

 

O evento trouxe a percepção de psicólogos que atuam em hospitais da região. No primeiro momento, a professora Fabrícia Rodrigues Amorim Aride foi mediadora da mesa de debate: “Psicologia Hospitalar: Contribuições para a prática da saúde”, com a participação da Psicóloga do Hospital Evangélico Emanuelle Ervatti, o Psicólogo da Santa Casa de Misericórdia o Sr. João Bosco Ferri e a Psicóloga do Hospital Infantil Marcela Baptista, que contaram os desafios enfrentados na atuação do psicólogo dentro de hospitais e as dificuldades para o atendimento aos pacientes.

 

No dia 14/11, o evento foi realizado mais um debate: “A importância do atendimento Multidisciplinar no hospital”. Profissionais de áreas distintas foram convidados para debater o relevante e atual campo de atuação do psicólogo, com a mediação da professora Vivian Balbino. Participaram da mesa de debate o Dr. Sérgio Damião médico da Santa Casa de Misericórdia, Elizabeth Sales enfermeira da Santa Casa de Misericórdia, o Prof. Daniel Peixoto Fisioterapeuta da Unidade de terapia intensiva, Cristiane Dias Psicóloga do Rh do Hospital Evangélico e Flávia Ávila Psicóloga do hospital Unimed, após os comentários individuais os participantes tiveram um momento para responderem as perguntas e contar experiências vividas na profissão.

 

Para a aluna Alessandra a VII Semana de Psicologia foi ótima! “Remeteu-nos ao mundo dos psicólogos que atuam na área hospitalar. Foi possível conhecer a realidade da profissão com profissionais atuantes e competentes que sanaram muitas dúvidas a respeito de como um psicólogo trabalha no hospital. Nós alunos precisamos conhecer a realidade da profissão que escolhemos e, futuramente atuar”.

 

O evento além de abordar assuntos ligados a área da saúde e o papel do psicólogo e sua importância, suas diversas áreas de atuação nos hospitais e o crescimento desta demanda neste ambiente e a necessidade do acompanhamento psicológico para pacientes e seus familiares, a VII Semana de Psicologia apresentou momentos culturais e de confraternização.