São Camilo é conceito 4 na avaliação do MEC

Postado em 09/12/2014 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Diretoria de Ensino e Prof. Alda Maria Francisco.

Visualizado 6243 vezes.


Resultado do MEC confirma: o Centro Universitário São Camilo é a melhor Instituição de Ensino Superior do Sul do ES

 

O Centro Universitário São Camilo - ES tem recebido várias comissões do MEC para avaliação in loco de seus diversos cursos e sempre tem obtido os conceitos 4 ou 5, numa escala de 1 a 5, atestando a seriedade, a competência e a qualidade com que a Instituição assume a formação dos profissionais do sul do estado.

 

No mês de novembro, foi a vez do próprio Centro Universitário receber uma comissão do MEC para seu recredenciamento e o resultado não poderia ser diferente: a Instituição foi bem conceituada em todos os quesitos avaliados e recebeu o CONCEITO 4 como Instituição de Ensino Superior.

 

Essa é uma conquista coletiva, afinal todos os colaboradores, em suas diferentes áreas, trabalham todos os dias visando à excelência em educação.

 

Com certeza é uma vitória que traz satisfação, afinal é o reconhecimento da formação de alto nível realizada na Instituição. Contudo, não é fruto do acaso, mas fruto de um planejamento consciente e de um trabalho árduo em prol de uma sociedade melhor, com profissionais bem preparados para os desafios de sua profissão.

 

Neste fim de ano, em clima Natalino, a São Camilo dedica esse CONCEITO 4 a toda a sociedade capixaba, que acolhe a proposta do Centro Universitário e confia na sua forma de fazer educação.

 

Confira trechos do discurso da Coordenadora do curso de Matemática Prof. Alda Maria da Silva Francisco, realizado no último dia 16/12, para os formandos de Licenciatura, enfocando o desempenho do Centro Universitário São Camilo na avaliação do MEC:

 

“... Tenho certeza que vocês estão preparados, pois estão saindo do único Centro Universitário do Sul do Estado reconhecido pelo MEC com nota 4, numa escala de zero a cinco!

 

Sabem por que somos 4? Porque:

 

- Temos uma gestão baseada nos seguintes pilares fundamentais: foco no desenvolvimento dos alunos, manutenção de um corpo docente altamente qualificado.

 

- Temos contribuído verdadeiramente para uma formação sólida e com forte sustentabilidade na tríade ensino, pesquisa e extensão para que vocês possam atuar neste mundo.

 

- Somos uma progressiva instituição que honra nossa educação no tempo favorável, pela forma séria no nosso fazer docente e até aqui multiplicando nossos cursos em proporções admiráveis.

 

- Professores experientes, renomados e que são exemplos de dedicação e serviço sempre se capacitando, se atualizando em formações dentro e fora da instituição.

 

- Estamos sempre com o Apoio Pedagógico atualizando os nossos PPCs e currículos, refletindo um mundo globalizado em acelerada transformações.

 

- Temos ex- alunos das licenciaturas atingindo posições de destaques no magistério e em outros setores de nossa sociedade.

 

- Nós, das Licenciaturas, temos o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com 315 acadêmicos de todos os cursos, 22 coordenadores de área da instituição e 60 professores supervisores de escolas públicas estaduais e municipais, 1 Coordenação Institucional e 3 Coordenadores de gestão, todos nós com bolsas do Governo Federal, trabalhando com fazeres diferenciados, promovendo a articulação teoria e prática e desenvolvendo inúmeros projetos para melhoria da educação pública.

 

- Buscamos convênios e parcerias para enriquecer a vida profissional e acadêmicas dos nossos alunos.

 

Temos nosso grande Programa de Extensão "São Camilo Volta à Comunidade” que a maioria de vocês participou, contribuindo com a nossa sociedade com grande impacto social.

 

- E temos muito mais como vocês sabem: estrutura física, acervo bibliográfico... que contribuem para uma educação com qualidade, formal, política, social com carisma camiliano.

 

Assim, queridos formandos, aconselho a pensarem que devemos continuar buscando a melhoria da educação de nossa comunidade, de nossa sociedade do nosso país.

 

Porque hoje, mais do que nunca, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si mesmo.

 

O conhecimento auferido por vocês deve ser utilizado para a promoção do bem comum e edificação de um país mais próspero, visando uma sociedade mais justa e igualitária com o seu povo vivendo com dignidade.

 

Caríssimos licenciados se minhas palavras iniciais foram de gratidão e as últimas são de felicitações. Quero dizer para cada um de vocês, não parem aqui é necessária a formação continuada! Prossigam nos estudos!

 

Desejo que vocês e todos os presentes que preservem a paz e o equilíbrio interior, valorizando as pequenas coisas da vida. E isso nem sempre é fácil, para nós, ocidentais, mais é possível!

 

Quero agradecer a Deus pela vida de todos nós e que vocês continuem sempre sábios, prósperos e muito felizes.

 

PORTANTO, como diz o Grupo Revelação, "Erga esta cabeça, meta o pé, vai na fé, sua hora vai chegar", e eu digo SUA HORA JÁ CHEGOU!

AVANTE, O MUNDO É DE VOCÊS!

 

PARABÉNS! SUCESSO E FELICIDADES!

 

MUITO OBRIGADA!”