“(Re)Organizar o Ensino para integralizar a aprendizagem: XV Workshop de Integração Docente

Postado em 11/02/2015 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Diretoria de Ensino e Profª. Ana Cristina Pereira Martins .

Visualizado 1669 vezes.


O Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo mais uma vez iniciou suas atividades com o Workshop de Integração Docente, como tradicionalmente acontece no início de cada semestre letivo, desta vez com a temática “(Re)Organizar o Ensino para integralizar a aprendizagem”, uma reflexão sobre a importância de buscar sempre o aprimoramento docente colocando em prática os conhecimentos com amor e respeito aos alunos e colegas de profissão.

 

A abertura do evento contou com o momento de espiritualidade, ministrado pelo Coordenador da Pastoral Universitária Pe. Gildésio da Paixão Batista, proporcionando a todos os presentes uma análise sobre as atitudes de cada um. Discorreu sobre o amor ao próximo e o amor a profissão de docente, sendo esta de extrema importância para a formação ética de uma sociedade.

 

Após a abertura, os docentes foram recepcionados pelo Magnífico Reitor Pe. Francisco de Lelis Maciel, pelo Vice-reitor Pe. Américo Pinho de Cristo, pelo Pró-reitor Acadêmico Prof. Dr. Marcos Oliveira Athayde, pelo Coordenador da Pastoral Universitária Pe. Gildésio da Paixão Batista e pela Diretora de Ensino Prof.ª Ma.Cláudia Moreira Hehr Garcia.

 

Pe. Lélis ministrou a conferência de abertura, fazendo uma releitura dos caminhos trilhados por São Camilo de Lélis e sua vocação. De acordo com Pe. Lélis, São Camilo utilizou seus conhecimentos no ato voluntário, de amor e de ajudar ao próximo, demonstrando que todos são capazes de dar o melhor de si em prol dou outro.

 

No segundo dia do XV Workshop de Integração Docente a Prof.ª Ma. Ana Cristina Pereira Martins ministrou a palestra com o tema: “(Re)Organizar o ensino para integralizar a aprendizagem”. Durante sua fala, os professores foram instigados a refletir sobre o planejamento no Ensino Superior, considerando as normativas do MEC e as competências e habilidades necessárias à formação de um profissional qualificado. Também foi discutido o Plano de Ensino como documento prático, norteador das ações desenvolvidas ao longo do semestre.

 

A Diretora de Ensino Profª Ma. Cláudia Moreira Hehr Garcia finalizou a noite explicitando sobre: “Valorizando a formação docente: Instituto Superior de Educação”, demonstrando que na atualidade todos os atores educacionais se interligam no ínterim de proporcionar ao discente uma educação de excelência. Demonstrou que na educação contemporânea a atuação da Instituição, colaboradores e docentes se comunicam em todas as etapas avaliativas do SINAES. Portanto, a união do grupo é imprescindível.

 

“Este momento de planejamento é de suma importância para o professor, afinal é a partir dele que o professor norteia todo seu trabalho em sala de aula, visando ao sucesso do processo ensino aprendizagem”, declara Prof.ª Ana Cristina.

 

Nos dias 05 e 06 de fevereiro, os coordenadores e professores de cada colegiado tiveram a oportunidade de discutir o planejamento e as atividades dos cursos, conteúdos e eventos para o primeiro semestre de 2015, que começou com força total no Centro Universitário São Camilo.