“Eu vim para servir” é tema da Via Sacra Poética

Postado em 09/04/2015 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Coordenação do curso de Letras.

Visualizado 1713 vezes.


O Centro Universitário São Camilo mais uma vez testemunhou um evento inspirador e poético. Em sua décima edição e utilizando o tema da campanha da Fraternidade deste ano, “Eu vim para servir”, o curso de Letras (Inglês e Língua Portuguesa) realizou a Via Sacra Poética, no dia 01 de abril.

 

Na oportunidade, aconteceram apresentações de textos literários e religiosos, danças e músicas, para evidenciar que a arte não é alienada, ela é vida, e, por isso mesmo nos faz refletir sobre a vida - entendê-la, questioná-la, criticá-la, denunciá-la. Eis o motivo da Via Sacra Poética: fazer-nos pensar sobre nós mesmos, pelo viéis da estética e da sensibilidade.

 

Em um momento de reflexão, os alunos discutiram a questão dos direitos humanos, sensibilizando os participantes sobre o papel e a importância de cada um para fazermos a diferença em uma sociedade com tantos problemas sociais.

 

Assim como a Via Sacra relembra a trajetória de Jesus até o calvário, seu sofrimento e sua entrega por amor aos homens, a VIA SACRA POÉTICA simbolicamente também percorre uma via sagrada, pois de texto em texto, vão-se revelando os sofrimentos que ainda afligem o ser humano e as possibilidades de cura.

 

Como forma de intensificar o tema proposto, o curso de Letras lançou a campanha “A leitura engrandece a alma”, que arrecadará livros até o dia 10 de abril, os quais serão doados a Instituições de caridade do Município de Cachoeiro de Itapemirim, visitados pelos alunos. Para a doação, basta procurar a Coordenação do curso.