II Fórum Viva Cachoeiro foi realizado no sábado, 25

Postado em 29/04/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Visualizado 1667 vezes.


No último sábado, 25, o Regional II da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com o Centro Universitário São Camilo – ES, realizou o II Fórum Viva Cachoeiro, abordando o tema “Cuidar do Ser” e debatendo assuntos importantes para o Município. O encontro aconteceu no Ginásio Poliesportivo do Centro Universitário São Camilo – ES, em Cachoeiro de Itapemirim.



Participaram do evento os presbíteros e Diáconos do Regional II, autoridades Civis e população em geral.



Iniciando o Fórum, o professor da São Camilo, Marco Aurélio Borges, acolheu os participantes e apresentou uma síntese do 1º Fórum Viva Cachoeiro, realizado em 2014, além de destacar o processo de continuidade do Fórum, que teve início no ano passado e seguirá até 2016.



A conferência temática, "Cuidar do Ser", foi feita pelo Pe. Antônio Tatagiba Vimercat, Vigário Geral e Reitor do Seminário Bom Pastor na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, que questionou a situação atual da sociedade ao destacar que as ocupações do dia a dia fazem com que os momentos mais simples sejam esquecidos, gerando assim angustia, indiferença e descontentamento. Para o Pe. Antônio Tatagiba é preciso que haja equilíbrio entre a forma de vida atual e a preocupação com o todo, com a sociedade.



Na segunda parte do encontro, os participantes foram divididos em grupos para discutir assuntos como Saúde, Educação Básica, Segurança Pública e Assistência Social. Os resultados das discussões em cada grupo serão compilados e apresentados ao público em forma de subsídios.



Um dos participantes dos grupos de discussão, o professor Márcio Gomes, salientou que o desafio agora é ampliar o debate à sociedade, frisando ainda que a iniciativa foi muito importante e válida.



Já a assistente social Ana Cláudia Araújo, também participicante do grupo, observou que o espaço de discussão sobre a assistência social oportunizou a reflexão sobre o grau de comprometimento e o envolvimento do cidadão às causas sociais. O grupo avaliou pontos importantes para o acesso e a garantia dos direitos das pessoas que necessitam dos serviços de assistência social, e o quanto é importante o acesso à informação e a participação da sociedade nos espaços de controle social.



Após as discussões internas em cada grupo o II Fórum Viva Cachoeiro foi encerrado com confraternização entre os participantes.



Próximos Passos



As próximas edições do Fórum Viva Cachoeiro abordarão o tema “Cuidar do Lugar”, no dia 1º de agosto, e "Cuidar do Futuro", no dia 31 de outubro.



Em 2016, em data ainda a ser definida, acontecerá mais uma edição do Fórum Viva Cachoeiro, que pretende apresentar as linhas gerais do documento “Viva Cachoeiro – sonhos, planos e perspectivas”, contendo a síntese de cada um dos Fóruns realizados entre 2014 e 2016. O documento final será entregue às autoridades municipais e estaduais.