Workshop “Aprender para conhecer”, uma lição sobre o autismo

Postado em 23/04/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação do curso de Pedagogia.

Visualizado 1318 vezes.


A sexta-feira do dia 17 de abril foi, sem dúvida, um dia diferente para professores, gestores e pedagogos das escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim, acadêmicos do curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo-ES que participaram do Workshop “Aprender para conhecer”, sobre o Autismo.

 

A ação foi mais uma atividade oferecida pela Secretaria de Educação de Cachoeiro (Seme), com o objetivo de capacitar sua equipe docente para que tenha plenas condições de incluir crianças com necessidades especiais nas salas de aula convencionais das escolas públicas. Hoje, 69 estudantes da rede municipal têm autismo e todas as unidades de ensino estão aptas a atendê-los.

 

A São Camilo foi parceira nesta iniciativa e a Coordenadora do curso de Pedagogia Cristina Lens Bastos de Vargas foi uma das representantes da instituição, assim com a Prof.ª Magali Paraguassu Posse, que emocionou todos os participantes ao relatar várias experiências com o seu neto, que é autista.

 

O evento foi uma oportunidade para os educadores aprenderem mais sobre o transtorno, as formas de promover o desenvolvimento das crianças autistas e garantir a parceria entre escola, família e comunidade.

 

Os participantes puderam conhecer também um pouco mais da Associação de Pais de Autistas de Cachoeiro (Apaches).