Evento tradicional discute EJA e comemora dia do matemático

Postado em 11/05/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação do curso de Matemática.

Visualizado 1386 vezes.


A comemoração do dia do Matemático deste ano foi especial para acadêmicos, discentes e convidados que participaram da já tradicional Semana de Matemática. Em sua 13.ª edição, o evento foi contagiante: palestras, mesa redonda, oficinas e atividades intercursos, voltadas para acadêmicos, egressos e professores da área.

 

A abertura oficial da XIII Semana da Matemática aconteceu no dia 04 de maio, com as presenças da Diretora de Ensino Prof.ª Doutoranda Claudia Moreira Hehr Garcia, da Coordenadora do curso de Matemática Prof.ª MSc. Alda Maria Silva Francisco, da Pedagoga da Superintendência Regional de Educação Sr.ª Elizabeth Zampiroli, da Prof.ª de Matemática convidada Sr.ª Raquel Vargas Cabral e dos líderes de turmas do Curso de Matemática: Rafael Souza Costa, Aline Lucio Martins e Maria de Fátima Silva Nery, respectivamente do 1.º, 3.º e 5.º períodos.

 

Para abrilhantar a noite, foi convidada a aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Liceu Muniz Freire Milka, que apresentou suas paródias que ela mesma escreveu sobre a matemática, uma sobre a “Fórmula de Báskara” e a outra sobre o “Teorema de Pitágoras” e arrancou aplausos de todos os presentes. O acadêmico do 5º Período de Matemática Diogo Admiral também fez sua apresentação cultural e foi um sucesso!

 

A Diretora de Ensino e a Coordenadora do curso teceram muitos elogios aos envolvidos na organização da XIII Semana da Matemática. Prof.ª Claudia chegou a confessar sua paixão pelos números e também a sua alegria de se fazer presente em um evento tão tradicional na instituição. Em seguida, Prof.ª Alda, emocionada, agradeceu a participação dos seus alunos, falou sobre temática deste ano: Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando a importância do conhecimento dos futuros professores nesta modalidade de ensino.

 

As palestrantes do dia: Elizabeth Zampiroli, que atua na Superintendência Regional de Educação do Pólo Cachoeiro de Itapemirim, responsável pela EJA, abordou sobre “A EJA nas escolas da Superintendência Regional de Educação do Pólo Cachoeiro de Itapemirim” e a Prof.ª Raquel Vargas Cabral falou sobre “Aprendizagens discentes que emergem da elaboração de Portfólio nas aulas de Matemática na EJA” e apresentará uma experiência vivida como professora de Matemática.

 

No dia seguinte, a mesa redonda “Novas perspectivas do ensino da Matemática na EJA”, com a Pedagoga Geisa Nara Dias e os professores Helder Dalvi e Rita de Cássia Rodrigues, com a mediação da Prof.ª Alda oportunizou que os acadêmicos presentes pudessem ter conhecimento do cotidiano do professor nesta modalidade de ensino, por meio de experiências vivenciadas pelos profissionais convidados.

 

Durante a programação da XIII Semana de Matemática foram realizados também os minicursos: Matemática Financeira, com a Prof.ª Poliana Barroso e Calculadora Científica, com o Prof. Hebert Souza.

 

Para a acadêmica Rhayane Fortunato da Silva o evento foi a certeza que ter feito a escolha certa em trocar de curso, “comecei a fazer o curso de Engenharia Civil aqui na instituição, mas não foi exatamente o que eu imaginava e, ao trocar para o curso de Matemática e participar pela primeira vez da semana da matemática percebi a profissão que quero seguir. O evento foi marcante pra mim e ouvir o que os convidados partilharam conosco foi essencial”.

 

O evento teve um encerramento especial, com a Missa na capela da instituição celebrada pelo Coordenador da Pastoral da Universidade Pe. Gildésio da Paixão Batista.