História e Cinema são discutidos no X Seminário de História

Postado em 25/05/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação do curso de História.

Visualizado 1353 vezes.


A abertura do X Seminário de História do Centro Universitário São Camilo no dia 18 de maio foi digna de estreia de uma produção cinematográfica. Ao chegarem ao hall do auditório Pe. Ângelo Brusco, os participantes já mergulhavam na temática do evento “História e Cinema”, perceberem as imagens de clássicos do cinema, como “Bonequinha de Luxo” e “Laranja Mecânica”, filmes campeões de bilheteria, como “Titanic” ou ainda filmes revolucionários, como “Kill Bill”, conhecido pelo uso de violência não convencional, criando uma nova vertente aos padrões de filmes de ação, dentre outros. Todos os cartazes foram desenhados pelos próprios acadêmicos. Um luxo!

 

Para a cerimônia inicial, estiveram presentes o Pró-reitor Acadêmico Prof. Dr. Marcos Oliveira Athayde, a Coordenadora do curso de História Prof. Jaqueline Ramalho Nogueira Santos e o Prof. Diogo Pereira Lube, palestrante da noite.

 

Antes da palestra do dia, aconteceram as apresentações culturais. Dois acadêmicos do curso deram um show ao interpretarem da música: The Phantom of The Opera (O Fantasma da Ópera, 2005). Também foi lindo o instrumental da música: My Heart Will Go On (Titanic, 1997) de mais três acadêmicos com o violão, saxofone e o violino. Os artistas camilianos foram muito aplaudidos.

 

A Coordenação do X Seminário de História preparou até dia 21 de maio, várias atividades para os acadêmicos do curso, voltadas, principalmente para o cinema e a sala de aula.

 

Prof. Diogo, atual professor e egresso do curso de História da instituição pegou o gancho da apresentação dos alunos e também tocou um trecho da música My Heart Will Go On, com sua gaita e fez sucesso. O professor é reconhecido pela sua versatilidade em fazer de suas aulas muito mais atrativas para os alunos. Sua palestra abordou a temática “De Marc Ferro à sala de aula”.

 

A palestra “Cinema: por uma dedicação estética dos sentidos”, ministrada pelo Professor Universitário Santiago Daniel Hernadez Piloto Ramos foi uma análise de como trabalhar o “cinema”, em sala de aula. Ao final de sua exposição, os participantes fizeram seus questionamentos.

 

A produção cinematográfica da nossa região também foi lembrada por Wagnos Pirovani e Renilson Chagas, com a palestra “Produção Cinematográfica no sul do Espírito Santo e formas de viabilização”.

 

Finalizando as atividades do X Seminário de História, aconteceu a Oficina de Elaboração de Roteiro de Documentário, com Diego Scarparo e Villinevy Koppe Robbi. O evento foi um sucesso!

 

A São Camilo parabeniza ao Colegiado do curso de História pelo evento.