Teoria e prática: XIV Semana de Enfermagem alia duas vertentes e encanta participantes

Postado em 20/05/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação do curso de Enfermagem.

Visualizado 1630 vezes.


A semana de 11 a 15 de maio foi dedicada ao Enfermeiro. Em cada cantinho do país, toda instituição de ensino e/ou hospitalar programou atividades voltadas para esse profissional que é dedicado à arte de cuidar, e no Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo não foi diferente, a XIV Semana de Enfermagem contou com uma programação diversificada, aliando teoria e prática, nas atividades propostas durantes os cinco dias da semana, nos horários matutino, vespertino e noturno.

 

A abertura oficial aconteceu no auditório Pe. Ângelo Brusco, com as presenças da Diretora de Ensino Prof.ª Claudia Moreira Hehr Garcia, da Coordenadora do curso de Enfermagem Prof.ª Jacqueline Damasceno de Castro Barros e a Presidente da semana Prof.ª Soraya Cunha Rangel Pimentel.

 

Durante toda semana, estiveram presentes profissionais reconhecidos no mercado, a primeira palestra “Evolução histórica da saúde pública no Brasil” foi ministrada pelo Prof. Dr. César Albenes de Mendonça Cruz e foi uma das primeiras exposições sobre a temática da XIV Semana de Enfermagem “A Enfermagem e o SUS: Um binômio fundamental na saúde”.

 

Os minicursos, como acontecem tradicionalmente nas semanas de enfermagem foi um dos destaques. Durante toda a programação, profissionais capacitados e já reconhecidos, professores e egressos expuseram suas experiências para os participantes em suas áreas de atuação: “Enfermagem em Offshore”, com a Enf. Marcela Almeida Baptisni, “O fazer do enfermeiro na Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOT)”, com a Enf. Cristiane Bittencourt, “Cálculo de medicamentos”, com a Enf. Sheyla Hora, “Lei do exercício profissional: direitos e deveres”, com a Enf. Do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) Luciene Freitas Lemos Borlote, “Vigilância Sanitária”, com a Enfermeira da Superintendência da Saúde Ana Carolina Abdala Duarte Calvi, “Auditoria Hospitalar”, com a Enf. Juliana Cicilioti, “Atualização em feridas e curativos”, com o Enf. Carlos Junior, “Competências para Controle de Infecções Hospitalares (CCIH)”, com a Enfermeira Vanessa Khede e “Atualização em imunização”, com a Enf. Marusca Mesquista.

 

A mesa redonda “A importância da equipe multiprofissional no avanço do SUS” explicitou os desafios dos profissionais no serviço público na visão da Fisioterapeuta Juliana Louzada Paiva Paier, da Nutricionista Amanda Gomes Ribeiro, o Ondontólogo Pablo Santos Oliveira, a Enfermeira Elisa Barreto Darós e o Médico Dr. Luciano.

 

Ainda foi organizada uma Mostra Científica para os acadêmicos apresentarem seus trabalhos. Um sucesso!

 

A última palestra da XIV Semana de Enfermagem foi com o Secretário Municipal de Saúde Edison Valetim Fassarella que abordou a temática “Diagnóstico da saúde no município de Cachoeiro de Itapemirim”.

 

Na manhã do dia 15 de maio, crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área de saúde, gestantes, puérperas até 45 dias depois do parto e portadores de doenças crônicas não-transmissíveis tiveram a oportunidade tomar a vacina da gripe. Colaboradores da instituição também reservaram um tempinho para colocarem seus cartões de vacina em vida.

 

De acordo com a acadêmica Daniele Silva Linhares, do 9.º período de Enfermagem, o evento a ajudou como pessoa e profissional que deseja ser, “as atividades da semana me proporcionaram um crescimento pessoal, um amadurecimento como ser humano, principalmente pelo trabalho em equipe e no pensar no próximo de um modo singular".

 

Parabéns aos envolvidos na elaboração, programação e conseqüente sucesso deste evento.