Análise e levantamento de requisitos: Elaboração de Diagramas Unified Modeling Language (UML)

Postado em 10/06/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Prof. Marcos de Souza - Coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação..

Visualizado 2365 vezes.


Os alunos do 3º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistema de Informação do Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo participaram do evento “Análise e levantamento de requisitos: Elaboração de Diagramas Unified Modeling Language (UML)”, na disciplina: Análise de Sistemas, ministrada pelo professor Marcos de Souza, realizado dentre os dias 05 e 27 de maio.

 

O evento foi organizado em duas etapas, sendo a primeira, os discentes do curso de ADS receberam a colaboradora Paola Miranda de Assis, que ministrou a palestra: “Apresentação procedimental para organização de eventos institucionais: estudo de caso do Setor de Extensão do Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo” com o objetivo de apresentar a estrutura organizacional do Setor da Extensão Universitária da instituição, além disso, apresentou os procedimentos para organização de um evento, tais como submissão do projeto, aprovação, realização, relatórios e emissão de certificados. Com base na apresentação realizada pela colaboradora, os discentes iniciaram os estudos para elaboração de Diagramas de Classe e Diagramas de Sequência utilizando a linguagem UML - Unified Modeling Language, componentes que antecedem ao desenvolvimento de um sistema pleiteado pelo setor.

 

Entre o intervalo dos dias 05 e 26 de maio, os discentes, em grupos, discutiram e elaboraram os Diagramas de Classe e de Sequência, e, no dia 27 de maio, as apresentações dos resultados alcançados. Nesse dia, os discentes também receberam os palestrantes Diogo Souza Machado e Pablo Gil da Silva Pereira, colaboradores do Setor de Informática do Centro Universitário São Camilo que estão desenvolvendo o sistema de gestão de eventos para o Setor de Extensão Universitária. Na oportunidade, os palestrantes apresentaram o tema: “Análise, levantamento de requisitos e diagramação de sistemas por meio da UML - Unified Modeling Language: estudo de caso do Setor de Extensão do Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo” e contribuíram junto aos discentes levantando os principais pontos que devem ser considerados na construção dos diagramas. Apresentaram também os diagramas estruturais que estão sendo desenvolvidos para o sistema. Nesse momento, os alunos puderam comparar os materiais elaborados por eles com os materiais produzidos pelos colaboradores da instituição.

 

Para o aluno Cassiano Hannovi: “A realização deste tipo de atividade extensionista no meio acadêmico foi muito importante, pois nos faz, ainda sendo discentes, vislumbrar como é o cenário “real” de um profissional da área, permitindo que venhamos aplicar, de forma prática, os conteúdos ministrados que aprendemos nas aulas. A participação no evento de Análise de Sistemas foi uma experiência diferenciada no processo de formação profissional e acadêmica, pois permitiu relacionar as atividades de análise de requisitos que um Analista de Sistemas tem em seu dia a dia. A iniciativa deste formato de evento é bem válida no curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas. Proporciona um aprendizado único, que pode ser decisivo para o futuro profissional”.

 

Para os colaboradores do Setor de Informática do Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo Diogo Souza Machado e Pablo Gil da Silva Pereira é muito importante essa experiência de troca de ideias com os alunos, isso ajuda no enriquecimento do projeto de software da extensão e também colabora para ampliar a visão dos alunos com o mercado de trabalho.

 

Para Marcos de Souza, professor da disciplina de Análise de Sistemas e coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação do Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo, a dinâmica proposta para evento, teve como objetivo proporcionar ao discente do curso de ADS um cenário real de análise de requisitos, elaboração de diagramas e comparativo do real produto em desenvolvimento. Os discentes puderam vivenciar na prática as etapas que antecedem o desenvolvimento de um sistema. Além disso, a troca de informações com profissionais que já atuam na área de desenvolvimento de sistemas para web, possibilitou novos conhecimento atendendo assim os objetivos estabelecidos para o evento, que foram:

- Despertar o perfil de Analista de Sistemas;

- Compreender o funcionamento de um real estudo de caso;

- Vivenciar os processos de entrevista entre cliente e prestador de serviço;

- Desenvolver diagramas UML com base no estudo de caso.