Diversidade de temas agrada participantes de simpósio

Postado em 24/06/2015 por Gilliane Correia Wichello .

Com informações de Coordenação do curso de Ciências Biológicas.

Visualizado 1523 vezes.


O IV Simpósio de Interações Ecológicas foi um sucesso! Durante os três dias de evento, palestras sobre as interações ecológicas, intraespecífica e interespecífica em distintos ecossistemas, conservação ambiental e a distribuição da biodiversidade nos ecossistemas mundiais, apresentação de vídeos produzidos pelos acadêmicos do curso e do Documentário “Amazona S.A” oportunizaram aos presentes momentos de conhecimento teórico-prático.

 

Na abertura do evento, que foi realizada no dia 17 de junho, no auditório Pe. Ângelo Brusco, a Coordenadora do curso de Ciências Biológicas Prof.ª Marilene Dilem da Silva agradeceu a participação dos alunos e comentou sobre as atividades propostas para o evento, já tradicional.

 

Os objetivos de conhecer as principais relações ecológicas existentes entre os seres vivos, compreendendo a sua relevância para o equilíbrio e evolução das populações e despertar uma consciência crítica em relação à importância da conservação da biodiversidade, ecossistemas, economia verde e economia criativa, a fim de modificar os hábitos das futuras gerações em relação ao Meio Ambiente, aumentando a responsabilidade socioambiental, com toda certeza, foi superado. A participação ativa dos acadêmicos do curso foi um dos pontos altos do evento.

 

Palestrantes reconhecidos por seus trabalhos na área ministraram defenderam suas teses e idéias por meio das palestras: “Análise espacial do risco da fasciolose no estado do Espírito Santo e suas interações ecológicas e climáticas”, com o DSc. Deivid França Freitas, egresso do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário, foi a palestra de abertura. Para falar sobre o Programa Pró-Tapir e interações anta/planta foi convidada a Sr.ª Amábili Falqueto Mistura. Já o Sr. Thiago Marcial de Castro discorreu sobre a “Utilização da Herpetofauna em monitoramentos de qualidade ambiental”.

 

As apresentações dos vídeos produzidos pelos acadêmicos aconteceram no último dia do evento e fizeram sucesso entre o público presente. O vídeo vencedor “Interação da borboleta morta com formigas”, de Fernanda Lourencini de Paulo recebeu um tablet.

 

Parabéns aos envolvidos no evento e que venha a próxima edição!