Integração entre os cursos de Química e Petróleo e Gás oportuniza eventos de sucesso na instituição

Postado em 02/06/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação dos cursos de Química e Petróleo & Gás.

Visualizado 981 vezes.


Minicursos são destaques em I Semana Integrada de Química e Petróleo e Gás

 

Os acadêmicos dos cursos de Química e Tecnólogo em Petróleo e Gás do Centro Universitário São Camilo-ES participaram de uma rica programação voltada para as duas áreas, na última semana. A I Semana Integrada de Química e Petróleo e Gás oportunizou aos participantes várias atividades extensionistas.

 

Para iniciar muito bem a programação, foi convidado para a palestra de abertura, no dia 26 de maio, Professor Doutorem Física Marcelo Silva Sthel, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), para ministrar a palestra “A crise energética brasileira e desafios para o século XXI”.

 

Nos demais dias do evento (27 e 28/05), os minicursos se destacaram. A integração entre as duas áreas propiciou momentos de aprendizagem e um pouco da prática já transmitida em sala de aulas pelos docentes. Foram estes: Síntese do ácido acetilsalicílico- um fármaco com propriedades analgésicas, antiinflamatórias e antipiréticas, ministrado pelo prof. Wenderson Abreu Rosa Nascimento, Código Fonético Internacional-Rádio Operador, com o prof. Leonardo Santos, Ética profissional, introduzido pelo Prof. Atílio Peixoto Soares e a Interação da Radiação com a matéria, com o prof. Diego Libardi foram realizados no dia 27/05. Já no dia 28/05, os minicursos: Espectroscopia na Luz Visível e Ultravioleta, transmitido pelo Prof. Otoniel Azevedo, Água Potável X Água Mineral, exemplificado pelo Prof. Marden Sardenberg, Impactos Ambientais: A importância de mensurá-los corretamente, com o Prof. Wellington Barbosa e Aplicação da borracha de pneus inservíveis, ministrado pelo Leonardo Santos.

 

Para a coordenadora dos cursos de Química e o Tecnólogo de Petróleo e Gás Prof.ª Laureanny Madeira a ideia de unificar surgiu por ambos possuírem perfis semelhantes, detêm objetos de estudo similares e ambos trabalham muito com o tema energia. A participação dos acadêmicos também chamou a atenção da coordenadora “A participação nos minicursos foi em massa. No segundo dia de inscrição, quatro dos oito minicursos ofertados estavam com as inscrições esgotadas. Além disso, tivemos inscritos nos cursos tanto acadêmicos de química quanto de petróleo e gás. Desta maneira a integração foi alcançada.

 

O evento foi um sucesso!

 

I Mostra Científica de Petróleo e Gás e II Mostra Científica de Química

 

Encerrando as atividades integradas entre os cursos, no dia 29 de maio, foi realizada a I Mostra Científica de Petróleo e Gás e II Mostra Científica de Química, o evento consistiu na apresentação de pôsteres com temas nas áreas de química e petróleo & gás. Um momento para estreitar a relação aluno-professor e desenvolver nos acadêmicos o interesse pela pesquisa e produção de trabalhos científicos.

 

De acordo com a prof.ª Laureanny as mostras científicas contaram com participação significativa dos acadêmicos, tanto de autores de trabalhos como ouvintes. “Os pôsteres apresentados foram avaliados por cinco professores dos colegiados, abordando temas dos grupos de estudos e pesquisa do curso de Química e também temas da área de petróleo e gás, como, por exemplo, métodos de elevação de fluidos do reservatório”, explica.

 

“As mostras científicas foram importantíssimas para alimentar nos acadêmicos o interesse pela pesquisa e consequentemente a vontade de produzir trabalhos científicos”, finaliza prof.ª Laureanny.