Alunos de ADS e SI participam do 16º Fórum Internacional de Software Livre

Postado em 22/07/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Prof. Marcos de Souza - Coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação.

Visualizado 1443 vezes.


Alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação do Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo participaram do 16º Fórum Internacional de Software Livre. O evento foi realizado entre o dia 8 e 11 de julho no Centro de Eventos da PUCRS Porto Alegre - Rio Grande do Sul e contou com mais de 5 mil participantes.  

 

Na oportunidade, os alunos participaram de diversas palestras e oficinas que aconteceram de hora em hora, dentre elas, destacam-se: Robótica no ensino fundamentalMeninas conquistam espaço na área da robóticaFaces da evolução e da história: Dando vida ao passado com o Blender e o SL#FISL16: Ferramentas livres são aposta para a democraciaAs mulheres no mercado de TI em debate no FISL16Linux para gammersParticipantes da Oficina Introdução à Linguagem Logo colocam a mão na massaPorto Alegre é a primeira cidade a fazer um inventário do SL na AdministraçãoTecnologias Energéticas para aumentar eficiência de combustível no transporte público

 

Para a aluna Bruna Cezar Ferreira do curso de Análise e Desenvolvimentos de Sistemas: “No FISL tivemos a oportunidade de estar com grandes profissionais da área, que nos motivaram a buscar cada vez mais conhecimento e levar esse conhecimento para as pessoas que não tiveram a oportunidade de estar lá.”

 

De acordo com aluno Diogo Antonio Vargas Costa do curso do curso de Sistemas de Informação: ”O 16º FISL foi um evento fantástico, onde tivemos a oportunidade de assistir palestras de conteúdos variados que contribuíram muito para o nosso aprendizado e direcionamento na área de TI, além de de encontrar velhos amigos, e ter contato com o que á de melhor e mais recente em tecnologias livres, espero estar presente na proxíma edição”.

 

Já para o aluno Philipe Arnaud do curso de Sistemas de Informação: “O FISL foi uma grande oportunidade de entrar em contato com tecnologias livres nas quais não tivemos a chance de encontrar na faculdade. Além de poder conversar com profissionais bem sucedidos em diferentes áreas, dando uma boa perspectiva sobre o que almejar ao termino da graduação.”

 

Para Marcos de Souza, coordenador e professor dos cursos de ADS e SI: “A participação dos alunos em eventos como o FISL possibilitam novos conhecimentos nas diversas temáticas abordadas sobre software livre, além disso, potencializa aumento na rede de contatos com estudantes, empresas, comunidades, instituições de ensino e palestrantes. Creio que com a participação no FISL, assim como em outros eventos de TI, surgem aos discentes dos cursos novas ideias empreendedoras e de pesquisas, que prospectam em cursos, artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso. ”