Uma discussão sobre o novo guia alimentar a para a população brasileira na X Jornada de Alimentação e Nutrição

Postado em 26/08/2015 por Gilliane Correia Wichello .

Com informações de Coordenação do curso de Nutrição.

Visualizado 1336 vezes.


A X Jornada de Alimentação e Nutrição e V Mostra de Trabalhos Científicos aconteceu dentre os dias 17 e 21 de agosto, em parceria com o Sindicato dos Nutricionistas no Estado do Espírito Santos (SINDINUTRI). Uma oportunidade de trocar experiências com profissionais atuantes no mercado, a fim de apresentar aos estudantes conhecimentos atuais da profissão.

 

A abertura oficial foi realizada no dia 18 de agosto, com a participação mais que especial do cantor gospel cachoeirense reconhecido nacionalmente Anderson Freire, que relatou um pouco sobre a sua história, desde a vida de uma criança pobre e sem perspectiva no interior até a sua ascensão no cenário musical atual.

 

Para a mesa oficial foram convidados o Pró-reitor de Acadêmico do Centro Universitário São Camilo Prof. Dr. Marcos de Oliveira Athayde, Coordenadora do curso de Nutrição Prof.ª Wania Machado de Azevedo Leal, as nutricionistas e professoras do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo: Érica Sartório e Marina Fassarela, a representante discente Sarah Grola de Oliveira e a Diretora do Sindicato dos Nutricionistas no Espírito Santo Sr.ª Eluza Bitencourt Côrtes. Todos desejaram um excelente evento aos participantes.

 

O tema da décima edição da Jornada foi Uma Visão de Sustentabilidade e Saúde Sob a Ótica do Novo Guia Alimentar para a População Brasileira.

 

Para falar sobre “Aspectos antropológicos e culturais das escolhas alimentares: da mesa à saúde”, foi convidada a nutricionista Natália Nogueira do Nascimento e, ao final de sua fala, os participantes puderam sanar um pouco sobre suas dúvidas.

 

No dia seguinte a Nutricionista Olívia Furlan Cavallini palestrou sobre uma temática muito importante para os profissionais da Nutrição “Alimentação, saúde e sustentabilidade”. Em seguida, aconteceram os relatos de experiência de atuação profissional de nutricionistas egressos do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo. Para isso, foram convidadas as nutricionistas Rayana Rodrigues da Silva e Rayane Lemos Faria.

 

Para enriquecer ainda uma jornada de conhecimento, no dia 20, aconteceram minicursos e oficinas para os acadêmicos. As oficinas: “Elaborando chás com otimização de seus princípios fitoterápicos”, com a nutricionista e professora Érica Sartório e “Suplementação nutricional esportiva ovo-lácteo-vegetariana”, com as nutricionistas Alessandra Belmonte e Roberta Costa. Os minicursos: “A escolha dos alimentos: do in natura ao ultraprocessado”, com a nutricionista Luisa Passini e “Alimentos orgânicos: os benefícios de manter uma alimentação saudável”, com nutricionista Louise Piteres de Amarins.

 

A V Mostra de Trabalhos Científicos aconteceu no Laboratório de Práticas Dietéticas.

 

Mais uma vez, o curso de Nutrição superou as expectativas e promoveu um evento de muito sucesso. Parabéns aos envolvidos!

 

Clique no link e assista trechos da participação do cantor Anderson Freire na abertura da X X Jornada de Alimentação e Nutrição e V Mostra de Trabalhos Científicos.

 

https://www.facebook.com/saocamiloes