II Semana de Educação Física discute “A Ginástica e sua relação com o momento olímpico: esporte, escola e academia”

Postado em 11/09/2015 por Gilliane Correia Wichello .

Com informações de Coordenação do curso de Educação Física .

Visualizado 1292 vezes.


Nos dias 03 e 04 de setembro, foi realizada a II Semana de Educação Física do Centro Universitária São Camilo. Este ano, a temática abordada foi “A Ginástica e sua relação com o momento olímpico: esporte, escola e academia”, com a finalidade de levar ao público presente informações de qualidade na área dos diferentes métodos ginásticos e a relação com o ano olímpico que viveremos em 2016.

 

Estudantes de Educação Física Bacharelado e Licenciatura e professores de Educação Física participaram de atividades que demonstraram que a Ginástica é uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades: as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não competitivas, como as praticadas em academias e escolas. A ginástica muitas vezes é procurada para quem quer melhorar o corpo, emagrecer ou até mesmo fortalecer os músculos e também melhorar o aperfeiçoamento mental em forma de relaxar a mente.

 

Por meio de palestra, mesa redonda e oficinas foi possível informar, por meio de teoria e prática, todos os processos relacionados à busca de resultados através das ginásticas, mostrando aos profissionais e praticantes o melhor caminho para trabalhar de forma consciente, eficaz e procurando sempre respeitar a individualidade biológica e manutenção de uma boa saúde através da ginástica. Para isso, profissionais conceituados foram convidados para participar da programação.

 

A temática desta edição da semana de Educação Física, foi abordada principalmente, na abertura do evento que aconteceu no Ginásio Poliesportivo da instituição no dia 03 de setembro, por meio da fala da Prof.ª Aline Ribeiro e, em seguida, com a formação da mesa redonda, com a participação dos profissionais: Wilson Filho, Wallace Marvila Fernandes, Maria dos Santos Nascimento e Aline Ribeiro. A noite foi finalizada com a apresentação de Ginástica Rítmica de Cachoeiro de Itapemirim.

 

A noite de 04 de setembro foi dedicada às oficinas práticas e, os acadêmicos puderam se inscrever em uma diversidade de temas, entre elas: Treinamento Funcional, Ginástica Rítmica e Ginástica Geral Levando em Conta a Cultura Corporal do Movimento, Bases Metodológicas do Treinamento Desportivo, Musculação: bases teóricas e práticas e Ginástica Acrobática.

 

A conscientização sobre a prática da atividade para promoção da atividade física e alto rendimento através das metodologias de ginástica foi evidente nas atividades propostas, isso se percebeu pela participação efetiva dos acadêmicos.

 

A São Camilo parabeniza aos envolvidos na elaboração e desempenho na II Semana de Educação Física.