Sustentabilidade: Palavra chave do I Simpósio Sul Capixaba de Engenharia

Postado em 23/09/2015 por Gilliane Correia Wichello .

Com informações de Coodenação do curso de Engenharia Civil.

Visualizado 1582 vezes.


Paralela a abertura da VII Expociência Sul Capixaba, teve início também o Simpósio Sul Capixaba de Engenharia e, para a primeira edição de um evento tão grandioso não faltaram elogios para a participação e envolvimentos dos acadêmicos de todos os períodos.

 

Durante a semana compreendida entre 14 e 18 de setembro, foi elaborada uma programação voltada para acadêmicos da graduação e pós-graduação, estudiosos, empresários e autoridades públicas para discutirem temas relacionados às diversas áreas da Engenharia. A temática central “A Engenharia como Meio de Promover a Sustentabilidade” foi abordada em várias atividades no decorrer da semana, com a finalidade de visar o desenvolvimento e aprimoramento de conhecimentos técnico-científicos. Um sucesso!

 

A abertura aconteceu no dia 14 de setembro, junto à abertura oficial da Expociência, no Ginásio Poliesportivo da instituição. A mesa oficial de abertura contou com as presenças do Reitor do Centro Universitário São Camilo Pe. Francisco de Lélis Maciel, do Vice-reitor Pe. Américo Pinho de Cristo, do Coordenador da Pastoral da Universidade Pe. Gildésio da Paixão Batista, do Pró-reitor Acadêmico Prof. Dr. Marcos Oliveira Athayde, da Diretora de Ensino Claudia Moreira Hehr Garcia e da Coordenadora dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental Prof.ª Rosane Campos.

 

A palestra da noite foi ministrada pelo Prof. Dr. Marcelo Sthel, sob a temática “Crise Energética: Um futuro renovável”. Uma das mais palavras mais ditas pelo Doutor em Física foi: Sustentabilidade. Segundo ele, para mudar de atitude é preciso mudar o pensamento. O uso dos recursos tecnológicos é extremamente necessário para reduzir os impactos do aquecimento global, mas o homem precisa entender que ele é o principal instrumento para essas soluções.

 

As palestras “Utilização de Resíduos na Construção Civil” e “A Atividade de Apoio Logístico Offshore: Oportunidades no Sul do Espírito Santo” ministradas respectivamente pelo Engenheiro Ambiental Msc. Luiz Alberto Batista Júnior e pelo Diretor de Operações da empresa C-PORT Brasil Logística Offshare Coronel Roberto Toledo e o Advogado André Araujo foram realizadas no Auditório Pe. Inocente Radrizzani, anexo aos Laboratórios de Engenharia.

 

As oficinas também se destacaram no decorrer do I Simpósio de Engenharia Civil, pois foram oportunizadas várias vertentes ligadas às engenharias: Calculadora Cientifica, Programa computacional científico, Excel, Sistemas Embarcados, Programação para dispositivos móveis, Gerenciamento de contratos, Aspectos ambientais das atividades industriais - Medidas de controle, Gerenciamento de contratos, AutoCad 2D e Civil 3D foram ministradas por professores e/ou profissionais convidados, com experiência no mercado.

 

No dia 17 de setembro, várias atividades foram propostas para os futuros profissionais da Engenharia, como o Minicurso da TIGRE, no auditório Pe. Ângelo Brusco e a palestra “Concreto Armado x Concreto Protendido”, no auditório Pe. Inocente Radrizzani, com as concepções da Engª Civil Mônica Dantas, nos períodos da manhã e tarde. À noite foram realizadas as apresentações dos trabalhos (pôster e oral), nas salas de Engenharias e Auditório Pe. Inocente Radrizzani. Os acadêmicos surpreenderam e fizeram um excelente trabalho.

 

No encerramento, foi convidado o Diretor Executivo do Instituto ldd Eng. Msc. Luiz César Siqueira de Luca para apresentar suas concepções sobre "Patologia das Construções". O Ginásio Poliesportivo da instituição estava lotado para receber esse profissional que é tão reconhecido pelo seu trabalho em todo país.

 

O evento foi um sucesso! A São Camilo parabeniza aos idealizadores, mas também aos acadêmicos que participaram e se envolveram em todas as atividades propostas no I Simpósio Sul Capixaba de Engenharia.