Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC)

Postado em 20/10/2015 por Gilliane Correia Wichello .

Com informações de Pastoral da Universidade.

Visualizado 1164 vezes.


Aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de outubro o Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC), sob a temática: Universidade e Sociedade, e o III Fórum Brasileiro de Cultura, que contou com a presença de jovens de cada canto do Brasil e algumas outras partes do mundo.

 

O tema que unificou os dois eventos foi: “Tecendo a vida com arte!”

 

O objetivo do EBRUC deste ano foipromover o diálogo e o intercâmbio de experiências entre as diferentes Pastorais Universitárias e a sua missão na sociedade.

 

Nas atividades do EBRUC e do Fórum de Cultura tivemos a oportunidade de conhecer a cultura de cada região e se encantar com as apresentações de cada localidade. Como a belíssima dança polonesa, na qual tivemos o prazer de conhecer e se encantar, juntamente com o ritual de guerra dos índios e a dança que representou a cultura africana.

 

“Neste ano esses dois eventos contaram com a presença de Roberto da Mata com a palestra “Hospitalidade e Comensalidade” e do belíssimo show de Tom Nascimento e banda.”

 

“O EBRUC enriqueceu meu futuro profissional, pois tive a oportunidade de conviver com filósofos e sociólogos que me proporcionaram a oportunidade de abrir ainda mais meu campo de conhecimento. Um desses sociólogos teve em sua formação um professor que foi aluno de Heidegger. O mesmo promoveu um debate entre Fé x Razão, no qual abordou que não existe razão mas sim racionalidade, abordou também que precisamos construir laboratórios de reflexão entre fé e razão no âmbito universitário com o objetivo de encontrar o equilíbrio e evitar os extremos do racionalismo e do fideísmo. O sociólogo também pontuou em sua reflexão que crendo alarga-se possibilidades da razão, e por fim nos indicou diversos autores que valorizam o debate entre fé e razão, dentre as indicações estão Morilo Mendes, Alceu Amoroso de Lima, Frei Beto, Rubens Alves, Jung e Élio Pelegrino.” Por Brenda Marchiori.

 

Os eventos foram concluídos com a maravilhosa peça teatral “A língua em pedaços”, estrelado por atores globais, no qual relata a história de Santa Tereza D’ Ávila.

 

Estiveram presentes cerca de 600 pessoas, sendo elas a maioria estudantes universitários e representantes das Pastorais Universitárias das Dioceses e IES Católicas.