Exposição e documentário “Todas as faces de Maria” são exibidos no Chile

Postado em 12/11/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Luan Volpato.

Visualizado 1423 vezes.


Na próxima segunda-feira (16) será inaugurada a exposição fotográfica “Todas as faces de Maria” no CCBRACH – Centro Cultural Brasil-Chile, em Santiago, Chile. Através de registros fotográficos realizados pelo Designer Gráfico do Centro Universitário São Camilo – ES Luan Volpato, juntamente com Dário Dias, Genildo Hautequestt Filho e Renilson Chagas. A exposição conta a história de vida de Maria Laurinda Adão, importante personalidade da cultura negra cachoeirense e capixaba, que também é parteira, coveira, mãe-de-santo, trabalhadora rural, líder comunitária, militante dos mais variados movimentos sociais, mãe, avó, bisavó e mulher.

 

Trata-se da primeira vez em que a mostra será exposta fora do território brasileiro, desde que foi inaugurada, em 2014, no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), em Vitória – ES. Atualmente, a exposição também pode ser conferida no Museu do Colono, em Santa Leopoldina – ES.

 

A exposição em Santiago é parte integrante do Congresso “El universo afro en discusión: literatura, cultura e identidad”, que será realizado na capital chilena, e ficará em cartaz até 20 de novembro. Na ocasião, também será exibido o documentário e distribuído o livro de mesmo nome da exposição.

 

A mestra Maria Laurinda, personagem da exposição, é convidada especial no evento, e participará de todas as atividades do Congresso. Estarão presentes, ainda, o arquiteto e gestor de projetos culturais da Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim, Genildo Hautequestt Filho – diretor do documentário e do livro, e curador da exposição – e o publicitário e fotógrafo cachoeirense Luan Volpato – um dos fotógrafos que produziram as obras da exposição e o responsável pelo banco de imagens da Associação de Folclore de Cachoeiro.

 

“É muito bom ver que o que eu fiz a vida inteira e continuo fazendo lá na minha comunidade de Monte Alegre, em Cachoeiro, chama a atenção das pessoas até fora do Brasil”, comenta Maria. “Sem dúvida vou ficar muito emocionada”.

 

A realização da exposição “Todas as faces de Maria” no Chile tem o apoio da Secult – Secretaria de Cultura do Espírito Santo, por meio do Funcultura – Edital de Locomoção.

###

 

Mais informações:

www.facebook.com/associacaodefolclore.cachoeiro

Tel.: (27) 99915-2453 – Genildo Coelho Hautequestt Filho

1 arquivo em anexo


Exposição e documentário “Todas as faces de Maria” são exibidos no Chile
4.6 MB - Visualizar - Baixar