Acessibilidade Web é discutida em evento realizado pelo curso de Sistemas de Informação

Postado em 07/06/2016 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Prof. Marcos de Souza - Coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação..

Visualizado 1631 vezes.


No dia 31 de maio de 2016, os alunos do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário São Camilo – ES apresentaram o produto final da disciplina de Interface Homem Máquina. Na oportunidade, os discentes do curso apresentaram sites com recursos de acessibilidade e usabilidade web.

 

Para testar os recursos de acessibilidade implementados pelos alunos, foi convidado o Sr. Ilário Luiz Montovanelli Zanette, deficiente visual que navega pelos sites por meio de leitores de telas.

 

De acordo com Marcos de Souza, professor e coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação, o produto final da disciplina teve como objetivo incentivar, conscientizar e vivenciar na prática a importância do desenvolvimento de sites com recursos de acessibilidade web, atendendo assim, diferentes tipos de deficientes.

 

Os alunos dos cursos de ADS e SI expressaram a importância do evento:

 

Bruno Medeiros de Araújo - ADS

Gostei do evento, creio que eu e todos os alunos passamos a ter um desenvolvimento focado também na integração de mais tipos de usuários, além disso, um evento como esse passa as linhas dos conceitos da faculdade além do aprendizado e motivação para a vida.

 

Jonatas Campos Serpa - ADS

Achei bem interessante a palestra, pois apesar do Sr. Ilário ser deficiente visual, não usou isso como obstáculo para aprender a lidar com tecnologia, ao contrário, ele teve ainda mais força de vontade em aprender a utilizar novas ferramentas de acessibilidade que possibilitou sua inclusão digital.

 

Leandro Cerezini - ADS

O evento foi de grande interesse, pois vimos na prática como é a realidade de um deficiente visual ao utilizar as tecnologias, no caso, foi utilizado o sistema operacional DosVox que é ótimo para atender esse tipo de deficiência. Na oportunidade foram demonstrados alguns sites criados para facilitar a interação dos deficientes.

 

Diogo Antonio Vargas Costa - SI

O evento foi uma grande oportunidade para nós, alunos do 7º período, demonstrarmos nossos trabalhos desenvolvidos para a disciplina de Interface Homem Máquina, além de aprendermos com o exemplo de perseverança do Sr. Ilário, que não deixou que sua deficiência visual o impedisse de expandir seus conhecimentos na área de tecnologia.

 

Leone Athayde Salarini - SI

O evento “Acessibilidade Web” realizado na São Camilo, trouxe uma visão mais ampla na criação de sites, que tem uma relação muito grande entre tecnologia e inclusão social, objetivando o acesso às pessoas, independentemente da situação de cada uma delas. O Sr. Ilário, que compareceu para ajudar no evento, é um grande exemplo de superação, pois o mesmo iniciou no meio tecnológico em uma época que não haviam recursos que pudessem ajudá-lo. Devido toda a experiência adquirida, podemos dizer que ele é um usuário mais experiente que muitos outros, fazendo o uso de ferramentas avançadas com grande facilidade.