Curso de Matemática realiza aula de campo com alunos do Ensino Médio

Postado em 22/06/2016 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação de Matemática.

Visualizado 1818 vezes.


Os acadêmicos do 3.º e 5.º períodos de Matemática realizaram nos dias 10, 13 e 15 de junho, aulas de campo na EEEFM Liceu Muniz Freire, pelas disciplinas: Laboratório de Construção do Conhecimento Matemático I, Resolução de Problemas e Pesquisa em Matemática, com a Coordenadora e Professora Me Alda Maria Silva Francisco. O objetivo foi de vivenciar atividades matemáticas, primando pela articulação teoria e prática e atendendo a necessidade da escola de desenvolver oficinas nas turmas de Ensino Médio matutino e vespertino com os descritores de Matemática do PAEBES.

 

Para a prof.ª Alda, foi possível investir na experiência de um ensino acadêmico voltado para o contexto da realidade atual da sala de aula e à cultura exigida no desenvolvimento da formação do futuro professor de Matemática, possibilitando a vivência de situações concretas, pois trabalhar com os descritores é uma realidade no processo ensino e aprendizagem da matemática.

 

Para a acadêmica Hérica Auxiliadora Machado de Souza do 3.º Período, “foi uma experiência enriquecedora e que alguns alunos do 3º ano pediram para que retornassem outras vezes, pois as explanações e as situações problemas foram muito boas, esclarecendo as dúvidas da turma".

 

Os acadêmicos Gilberto Marvila de Oliveira e Lázaro da Silva Serafim, do 5º Período, saíram plenamente satisfeitos com o desenvolvimento das oficinas, com segurança e domínio dos descritores de Matemática.

 

Assim, a ideia deste projeto oportunizou de forma efetiva aos acadêmicos do 3º e 5º períodos de Matemática terem um espaço de articulação teoria prática e de investigação das questões didáticas, bem como da transposição da Matemática no cotidiano da sala de aula.