Mesa redonda, palestras e oficinas enriquecem XIV Semana da Matemática

Postado em 07/06/2016 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação do curso de Matemática.

Visualizado 1876 vezes.


Um dos eventos mais aguardados pelo curso, a XIV Semana da Matemática agradou a coordenação, professores e acadêmicos. Uma programação diversificada objetivou uma oportunidade de discussões e reflexão sobre o ensino da matemática no século XXI, visando a troca de experiências e articulação teórica a e prática.

 

As atividades aconteceram nas dependências do Centro Universitário São Camilo dentre os dias 30 de maio e 02 de junho.

 

Já na abertura, a presença de egressos do curso de Matemática, participando da Mesa redonda “Conversando sobre a atuação no mercado de trabalho do licenciado em Matemática”, oportunizou aos acadêmicos conhecer algumas atividades fora da sala de aula, porém ligada à formação acadêmica.

 

As oficinas, mais uma vez, se destacaram e a participação efetiva dos acadêmicos demonstrou o sucesso. Os participantes tinham como opção as seguintes oficinas matemáticas “Lego na sala de aula”, “Explorando o raciocínio no poker”, “Questões contextualizadas na Matemática”, “Excel aplicada à estatística” e “Trabalhando a Matemática Financeira com calculadora científica”.

 

As apresentações matemáticas, jogos e a mostra de pôsteres aconteceram no Hall do Bloco I, no dia 1.º de junho. O encerramento aconteceu no dia seguinte, com a palestra: Interfaces entre atividades investigativas e História da Matemática em sala de aula”, ministrada ME. Lauro Chagas e Sá, Professor de Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes/Campus Linhares) e Coordenador de Gestão de Processos Educacional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Ifes).

 

Para a coordenadora do curso de Matemática Prof. Alda Maria da Silva Francisco, discutir a formação do profissional do século XXI, é essencial, pois atualmente é um grande desafio desenvolver seu processo de ensino e de aprendizagem para que se consiga proporcionar a todos  condições de aprendê-la  de forma significativa.

 

Parabéns aos envolvidos pelo excelente evento. É um orgulho para a São Camilo proporcionar eventos com esta grandiosidade acadêmica.