O ambiente aquático é tema de V Simpósio de Interações Ecológicas

Postado em 22/06/2016 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação do curso de Ciências Biológicas.

Visualizado 1405 vezes.


Teve início no dia 13 de junho, o V Simpósio de Interações Ecológicas. O evento é promovido pelo curso de Ciências Biológicas da instituição e os profissionais convidados para as palestras demonstraram um pouco de suas experiências com o ambiente aquático.

A cerimônia de abertura foi realizada no auditório Pe. Ângelo Brusco e contou com a participação efetiva dos acadêmicos, assim como convidados e egressos.

A palestra da noite foi ministrada pelo Prof. DSc. Raphael Mariano Macieira, que tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: oceanografia, estuário, ictiofauna, brazil e tidepools. O tema foi “Cadeia Vitória-Trindade: Aspectos Ecológicos, Evolutivos e Biogeográficos”.

 

O segundo dia de evento aconteceu no Pavilhão de Dança com as presenças do Prof. Msc. Thiago Holanda Basílio e do Prof. MSc. Juarez Coelho Barroso. O Prof. Thiago é Bacharel e Licenciado em Engenharia de Pesca, Mestre em Recursos Pesqueiros e Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente. O tema de sua palestra foi “O Mangue como berçário da vida aquática”. Já o prof. Juarez ministrou a palestra “Pesca Sustentável” e é, atualmente, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) e Coordenador do Curso Bacharel em Engenharia de Pesca (Campus Piúma), com experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Biologia e Tecnologia Pesqueira.

 

No dia 15 de junho, a última convidada para participar de um dos eventos mais importantes do curso de Ciências Biológicas foi a egressa do curso de Nutrição da São Camilo, a Nutricionista Luisa Passini Figueiredo, que falou sobre “Frutos do mar: Valor nutricional e higiênicos-sanitários”. Em seguida, os acadêmicos apresentaram seus vídeos relacionados à pesca sustentável.

 

Mais uma vez, o evento foi um sucesso e a participação de tantos profissionais convidados enriqueceu ainda mais o simpósio. Parabéns aos envolvidos!