Semana acadêmica discute o ensino da Língua Portuguesa

Postado em 16/08/2016 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação do curso de Letras/Língua Portuguesa.

Visualizado 1689 vezes.


Na última semana, de 08 a 11 de agosto, foi realizada a V Semana Acadêmica de Letras Língua Portuguesa. O evento já é tradição no curso e nesta edição a participação de convidados renomados em suas áreas foi crucial para o sucesso do evento.

 

Uma rica programação foi preparada para alunos do curso de Letras Língua Portuguesa, egressos e convidados, com a finalidade de propiciar conhecimentos teóricos e práticos quanto à literatura e seu viés crítico social.

 

A abertura aconteceu no dia 08 de agosto, no auditório Pe. Ângelo Brusco, com a apresentação cultural do grupo musical Zero 28 Trio, um sucesso. A temática do evento “Ensino da Língua Portuguesa: território da multimodalidade” foi também tema da conferência de abertura, com a presença especial da Pós-Doctor Leiva de Figueiredo Viana Leal, que ultimamente vem dedicando - se a estudar novas formas de organização da escola, tendo o letramento como eixo estruturador do currículo. Sua experiência de muitos anos na área da educação foi fundamental para a formação de muitos professores.

 

Durante a V Semana Acadêmica de Letras Língua Portuguesa foi realizado também o estudo do viés crítico da literatura, a partir da discussão das características literárias de um texto e o aprofundamento das teorias acerca da língua e da literatura, e sua relação entre ficção e realidade, por meio das oficinas de leitura e de produção de textos, ministradas por professores do curso e profissionais convidados.

 

O encerramento foi realizado no Pavilhão de Dança da instituição, em 11 de agosto, com a Mesa Redonda “Ressignificar o Ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica”, com os professores Adelmo Almeida da Silva, Ana Cristina Pereira, Ana Rita Louzada e Jomara Andris Schiavo, antes, porém, os professores do curso de Letras e a coordenadora Jaqueline Ramalho Nogueira dos Santos fizeram uma homenagem ao Dia do Estudante e escolheram alguns textos para relembrar aos acadêmicos a importância da data.