Cadeia produtiva de alimentos no Brasil e a Segurança Alimentar e Nutricional são assuntos da jornada de Nutrição

Postado em 05/09/2016 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação do curso de Nutrição.

Visualizado 1915 vezes.


A Jornada de Alimentação e Nutrição é uma oportunidade para os acadêmicos atualizarem seus conhecimentos acerca dos temas que estão em discussão atualmente na área da Nutrição. O tradicional evento do curso foi realizado de 30 de agosto a 1.º de setembro, no auditório Pe. Inocente Radrizzani.

 

Nesse ano, foi oportuna a discussão sobre a cadeia produtiva de alimentos no Brasil e a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), destacando as alternativas possíveis para uma produção de alimentos agroecológicos e biodinâmicos. Na oportunidade, o evento contou com a presença do Tecnólogo Agrícola Dirceu Godinho do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), que discutiu e apresentou alternativas produtivas sustentáveis aplicadas no Brasil e no estado do Espírito Santo.

 

No dia 31/08, a nutricionista Thaís Guerra trouxe informações sobre a SAN no município de Cachoeiro de Itapemirim, discursando brilhantemente sobre o banco de alimentos e demais ações e estratégias municipais para garantia do direito à alimentação da população local. Encerrando as discussões, o Sr Joaquim Silva, proprietário da Villa Orgânica Domaine, relatou sua experiência com a produção e venda de orgânicos em sua propriedade no município de Pedra Azul. Além disso, expôs uma feira de orgânicos onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e adquirir produtos com certificado, selecionados e com qualidade.

 

Além das palestras e relato de experiência, nessa jornada os acadêmicos participaram de oficinas e um minicurso sobre a temática central do evento. As oficinas foram sobre alternativas de produção de bolos nutritivos para a merenda escolar e elaboração de petiscos veganos low carbo, que também podem ser utilizados na merenda escolar. Além dessas, foi oferecido o mini-curso “Aproveitamento Integral dos Alimentos: um caminho para minimizar os impactos das necessidades básicas da população”. Segundo a coordenadora do curso de Nutrição, a adesão e participação dos acadêmicos nas oficinas e minicurso foram totais: “temos certeza que os conhecimentos aprendidos durante a jornada farão diferença na conduta do nosso profissional em formação”, concluiu a coordenadora.

 

Para a acadêmica Yasmim Avance Zagoto, do 6.º período de Nutrição, foi um enorme prazer participar de mais uma edição da jornada de Nutrição: “é um momento para troca de conhecimentos, que crescemos nosso olhar para assuntos atuais, buscando aprender ainda mais. Agradeço mais uma vez pelo curso nos dar essa possibilidade de interagir com profissionais da área.”

 

“A XI Jornada de Alimentação e Nutrição foi ótima em todos os requisitos. As palestras nos deram uma visão de que o nutricionista tem vários caminhos a seguir, principalmente, um profissional bem informado no que se refere a nossa região, assim com as oficinas e o minicurso, que nos mostraram os diversos caminhos para uma vida saudável”, declarou Rafaela Moreira, do 2.º período.

 

A São Camilo parabeniza o corpo docente e os alunos pelo envolvimento e comprometimento na XI Jornada de Alimentação e Nutrição.