V Fórum Viva Cachoeiro com participação dos candidatos à Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Postado em 29/09/2016 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Visualizado 1530 vezes.


No dia 22 de setembro, aconteceu no Ginásio Poliesportivo do Centro Universitário São Camilo-ES o quinto e último Fórum Viva Cachoeiro. Iniciado às 19 horas, subiram ao palco o Reitor da São Camilo, Pe. Francisco de Lélis Maciel, que deu as boas-vindas a todos os presentes, seguido pela Pró-reitora Acadêmica, Prof.ª Cláudia Moreira Garcia. Pastor Marcos Áureo, representando a comunidade externa evangélica, e o representante da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim Padre Joselito Ramalho Nogueira também se apresentaram ao público presente.

 

Iniciando as atividades, Darci Altoé, do Movimento Fé e Política, contou um pouco da história do Fórum Viva Cachoeiro. A professora Jaqueline Ramalho Nogueira e o professor Marco Aurélio Borges, docentes do Centro Universitário, sintetizaram em alguns minutos o que foi discutido nos fóruns anteriores.

 

O Fórum

 

Durante os quatro encontros anteriores (28/10/14, 25/04/15, 1º/08/15 e 14/11/15), oportunizou-se a discussão de temáticas voltadas a questões pertinentes, como as condições da saúde, a educação básica, a segurança pública, a assistência social, a mobilidade e a segregação urbana, além de ocupações em áreas de risco, planejamento urbano, qualidade de vida na cidade, condições da educação superior, ciência, tecnologia e inovação, desenvolvimento econômico e integração regional.

 

O fórum tem como objetivo ser um espaço democrático, ecumênico e diversificado para discutir questões relacionadas ao futuro do município de Cachoeiro de Itapemirim. O tempo longo de desenvolvimento do evento é proposital, para que ele seja suficiente para elaborar uma proposta que será encaminhada aos próximos governantes municipais.

 

E se tratando de acessibilidade, uma curiosidade foi notada pelos que estavam presentes no evento. Uma intérprete de libras (Nathalia de Souza Duarte), conhecida como linguagem de sinais, ficou ao lado do palco traduzindo tudo o que foi falado ao longo das quase 3 horas de duração do fórum. Uma iniciativa merecedora de elogios para a nossa Diocese, ao Regional II e a São Camilo.

 

 Candidatos

 

Após relembrar o conteúdo dos quatro primeiros fóruns, chegou o momento destinado aos 8 candidatos ao cargo de prefeito de Cachoeiro de Itapemirim terem a oportunidade de falar abertamente ao público presente. Foram destinados a cada um oito (8) minutos exatos para expor suas ideias, e a ordem de apresentação foi sorteada no momento. Praticamente todos citaram a necessidade de mudança nas áreas de mobilidade urbana, saúde, segurança e lazer, pontos primordiais em nossa sociedade e que foram debatidos ao longo dos dois anos do Fórum Viva Cachoeiro.

 

Abaixo, veja a ordem de apresentação dos candidatos e a base de suas falas:

 

Braz Barros: Baseou-se nos 5 eixos de sua campanha – desenvolvimento urbano (e humano, social e econômico), mobilidade, desenvolvimento rural, segurança pública e cultura.

 

Lázaro Silotti: Comprometeu-se, caso eleito, a fazer política com responsabilidade, indicando que é necessário criar uma integração entre as secretarias do município.

 

Jathir Moreira: Indicou três fundamentos a serem seguidos em seu mandato – cuidar das pessoas, cuidar da cidade e cuidar do futuro. Citou a criação do Instituto da Mulher.

 

Marcos Mansur: Teve o foco na questão da saúde, mostrando a necessidade da criação de um centro especializado no atendimento à mulher.

 

Professor Jonathan Correa: Como característica principal, disse que Cachoeiro precisa reduzir custos. Comprometeu-se em diminuir o número de secretarias e cargos comissionados no município. 

 

Júlio Ferrari: Citando sua trajetória como secretário na cidade, afirmou aos presentes a sua proposta de um governo transparente e sem corrupção. Falou sobre a importância de cortar gastos da receita de Cachoeiro.

 

Romário Miranda: Indicou a necessidade de criar uma integração entre as secretarias existentes, para que não haja várias “prefeituras” em um mesmo município.

 

Victor Coelho: Afirmou sua vontade de fazer uma gestão diferente dentro de Cachoeiro de Itapemirim, focada na participação ativa da população. Único candidato a não utilizar os 8 minutos.

 

Em seguida, Padre Joselito Ramalho Nogueira agradeceu a todos os envolvidos na realização do V Fórum Viva Cachoeiro.