A ciência alimentando o Brasil

Postado em 04/10/2016 por Gilliane Correia Wichello .

Com informações de Extensão Universitária.

Visualizado 2106 vezes.


A VIII Expociência Universitária Sul Capixaba se encerrou na última sexta-feira e já deixou saudades. A edição deste ano contou com a participação maciça de acadêmicos, professores e convidados especiais, no decorrer de toda a semana.

 

O Reitor do Centro Universitário São Camilo – ES Pe. Francisco de Lélis Maciel participou ativamente das atividades da Expociência, desde a abertura até o encerramento, e no início animou os presentes cantando junto aos cantores da banda da Pastoral da Universidade e contando a história de São Camilo de Lellis, por meio de uma linda encenação. Um sucesso.

 

Na Conferência Magna, que aconteceu no dia 26 de setembro, no Ginásio Poliesportivo da instituição, a participação da Prof.ª Sandra Maria Chemin Seabra da Silva, Coordenadora e Professora do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo – São Paulo, foi essencial para a temática deste ano: “O pão de cada dia: a ciência alimentando o Brasil”. Sua experiência na área de Nutrição, com ênfase em Ciência dos Alimentos, atuando principalmente em química dos alimentos e dislipidemia, oportunizou aos participantes uma melhor interpretação do assunto. Profª. Sandra também tem vários livros publicados na área.

 

Mais uma vez, os minicursos se destacaram na Expociência e o público presente superou a expectativa, além de a programação contar também com apresentações orais e de banners e com o III Concurso Cultural.

 

Confira as premiações:

 

VII Mostra Técnico Científica

 

Categoria Oral

 

1º lugar, com o trabalho "O poder antioxidante da uva na dieta do mediterrâneo", alunos: Andriely de Alemida Aguilar, Fernanda Souza Fardin, Nikoly Ferraz Marques, e a Professora Michele Pereira Uliana.

 

2º lugar, com o trabalho "Identidade de gênero em quanto direito fundamental: do reconhecimento estatal aos grupos trans e apromoção do acesso à cidadania no Brasil", alunos: Carolina de Oliveira Souza Gandini Amaral e a Profª Tatiana Mareto Silva.

 

Categoria Pôster

 

1º lugar, com o trabalho "Papel do fisioterapeuta na equipe multidisciplinar", alunos: Lais Boldrini Araujo, Victor Grillo Martins, Crislaine Fassarella Rosseto e a Professora Milena Santos Livio.

 

2º lugar com o trabalho "Fatores que interferem na autoimagem do paciente renal crônico em tratamento hemodialítico", alunos: Priscilla de Sousa Araujo Jordão, Raquel dos Reis Silva, e a Professora Mirela Dias Gonçalves.

 

 

III Concurso Cultural

 

Categoria Foto

 

1º lugar com a foto “Do ancião a ciência” – Fernanda Sampaio de Almeida - História

 

2º lugar com a foto “Movimento e equilíbrio” – Marcela Macedo Maciel - Fisioterapia

 

Categoria Vídeo

 

1º lugar com o vídeo “Sonho de criança” – Diego Demartini Martins – Educação Física

 

2º lugar com o vídeo “Sementes de esperança” – Mayara Amélia Ramos – Letras Inglês

 

Categoria Banda

 

1º lugar com a música “Revolução tecnológica”, Banda Forasteiros do Sumidouro.

 

2º lugar com a música “Fonte do nada”, Banda Futuro.

 

Categoria Paródia

 

1º lugar – Com ciência – Lucas Pereira Rodriguês – Enfermagem

 

2º lugar – Alimentando com o coração - Fernanda Sampaio - História.

 

I Ciência e Tecnologia na Escola

 

1º lugar – INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO (IFES), Campus Venda Nova do Imigrante, com o trabalho: reeducação alimentar: caminho para qualidade de vida das gerações futuras – elaboração de um aplicativo digital para diagnóstico e educação nutricional de jovens e adultos, representado por: Luana Cristo, João Lucas Debona, Pietro Zandonade e Sama Magdalon.

 

2º lugar – Centro Universitário São Camilo – ES, com o trabalho: A ciência na inclusão de qualidade alimentícia na vida de deficientes físicos. Representantes: Cintia Zampili, Heloisa De Bruim, Isabella Ferreira, Lucas Damasceno e Tatiana da Silva Lopes.

 

3º lugar – Centro Universitário São Camilo – ES, com o trabalho “O uso do terrário promovendo uma alimentação mais saudável para aqueles que possuem uma rotina corrida”. Representantes: Camila Polonini, Hasassa Valiati, Ingrid Reboucas, Jenuan Bouguignon e Hugo Matos. 

 

A São Camilo se orgulha com a dedicação dos envolvidos e pela promoção de um evento tão esperado por toda a instituição. Aguardamos ansiosamente a próxima edição.