Curso de Psicologia no "Setembro Amarelo"

Postado em 04/10/2016 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Prof.ª Fabrícia Amorim.

Visualizado 1432 vezes.


Em mais uma ação inovadora e diferenciada, o curso de Psicologia realizou no dia 15 de setembro a “I Roda de Conversa”. O evento foi motivado pela Campanha Setembro Amarelo, que objetiva a sensibilização da população sobre a prevenção do suicídio, alertando a respeito da realidade dessa questão no Brasil e no mundo.

 

As discussões se justificam porque o suicídio ainda é um tema tabu, mas, hoje, configura-se como um problema de saúde pública, visto que, pelas estimativas, mais de trinta brasileiros morrem por dia, fora as tentativas.

 

O evento contou com um auditório repleto de alunos e profissionais dos cursos de Psicologia, Pedagogia e Nutrição do Centro Universitário São Camilo-ES. O convite, extensivo a acadêmicos de outras áreas, reforça a importância de um olhar interdisciplinar sobre a temática.

 

A organização da ação contou com a apresentação de um vídeo com as últimas notícias sobre suicídio e, em sequência, as professoras Alessandra Henriques, Fabrícia Rodrigues Amorim Aride, Gabriela Martins e o professor Ruy Martins, dividiram-se na condução dos trabalhos.

 

A coordenadora Adriana Mastela enfatizou a importância do evento, que foi o primeiro do curso, e divulgou novas ações que serão realizadas ainda nesse mês, como no dia 29 de setembro, às 14h na Praça Jerônimo Monteiro, em que alunos e professores divulgarão informações e formas de prevenção ao suicídio.

 

Também foi realizada, no último dia 30, uma Ação Social na Praça Jerônimo Monteiro. Através do Abraço Solidário, atendimentos e panfletagem, professores e acadêmicos do curso divulgaram o "SETEMBRO AMARELO: mês de prevenção do suicídio", a fim de promover a prevenção e o encaminhamento de pessoas para a Clínica de Psicologia da instituição, caso necessário.