São Camilo se destaca em premiação sobre a sustentabilidade, promovido pela TV Gazeta Sul

Postado em 07/10/2016 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Professores Herbert Torres e Gilson Silva Filho.

Visualizado 2324 vezes.


No dia 04/10/2016, O Reitor os professores Herbert Torres, Gilson Silva Filho, Laureanny Madeira, Marilene Dilem, juntamente com o discente de Engenharia Civil Igor Scaramussa Vanini, do Reitor Pe. Francisco de Léllis Maciel e da Gerente de Comunicação e Marketing Sra. Maria Lúcia de Freitas, participaram da cerimônia de entrega do Prêmio Sustentabilidade - Troféu Bigua 2016, realizada no Bom Gosto Sport Bar. O Prêmio Sustentabilidade, promovido pela TV Gazeta Sul Capixaba, tem como objetivo reconhecer e valorizar ações e projetos, que visam promover a proteção do meio ambiente, desenvolvidos pela sociedade, empresas e instituições de ensino da região sul capixaba. A premiação ocorre em 5 categorias distintas: Sociedade civil; produtor rural; Faculdade/Curso Técnico/IFES; Escolas e empresa privada.

 

Na ocasião, o Centro Universitário São Camilo - ES conquistou o 3° lugar na categoria Faculdade/Curso Técnico/IFES com o projeto intitulado: Sustentabilidade hídrica e energética  pela utilização do carneiro hidráulico não industrial adaptado ao uso domiciliar, de autoria do ex-bolsista do programa de Iniciação Científica da IES, Igor Scaramussa Vanini, orientado pelo professor Herbert Torres e co-orientado pelo professor Gilson Silva Filho. O trabalho foi resultado do programa institucional de iniciação científica. Isto evidencia a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e a importância do programa na IES.

 

O projeto premiado tinha como objetivo do projeto premiado foi promover a sustentabilidade hídrica e energética em residências através do aproveitamento de águas pluviais juntamente com a utilização do carneiro hidráulico não industrial. Este equipamento foi construído a partir de tubulações reaproveitadas e alguns acessórios encontrados em qualquer material de construção. Esse carneiro, segundo os autores do projeto, equivale a uma bomba de recalque que funciona sem o uso de qualquer forma de energia externa, reduzindo os custos com bombeamento de água não potável que pode ser utilizada na limpeza de pátio, irrigação de jardins e lavagem de automóveis.