Novas modalidades e mais acadêmicos envolvidos, JUCAM 2016 é sucesso

Postado em 07/11/2016 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação do curso de Educação Física.

Visualizado 2213 vezes.


Com o objetivo de utilizar a prática desportiva como instrumento de formação da personalidade, caráter, cidadania, respeito aos direitos humanos, inclusão social e democratização do esporte, aconteceu dentre os dias 24 a 28 de setembro, os Jogos Universitários Camilianos (JUCAM 2016).

 

Promovido pelo curso de Educação Física do Centro Universitário São Camilo – ES, o JUCAM contou com acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de Licenciatura, Bacharelado e Superior de Tecnologia para participarem nas modalidades: futsal, handebol, basquete, vôlei de praia, futevôlei, tênis de mesa, natação, voleibol, enfim, uma variedade de atividades que aproximaram ainda mais os estudantes do espírito esportivo.

 

Para a coordenadora do curso de Educação Física Prof.ª Cintia Schiavini Beiriz, o evento superou as expectativas: “O JUCAM para o curso de Educação Física é o momento onde efetivamos o nosso aprendizado como profissionais da área do esporte e da atividade física. A cada ano, somos responsáveis pelo evento, crescemos como profissionais, melhoramos e aumentamos o número de participantes e, com isso, dividimos essa paixão pelo esporte com os outros cursos. Portanto, sempre que podemos observar um ginásio cheio durante todos os dias até as 22 horas, com a participação das torcidas e o encantamento de todos, podemos dizer que conseguimos atender as nossas expectativas e, melhor do que isso, nos avaliar como organizadores para os próximos anos”.

 

Os acadêmicos de Educação Física foram muito atuantes durante toda a competição. Segundo a coordenadora, foi gratificante ver o empenho de todo o curso: “Os acadêmicos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) puderam, de maneira efetiva, colocar em prática todo conhecimento teórico que é ministrado em sala de aula, desde a organização do evento, que foi feita pelo 6º período Bacharelado sob a coordenação do Professor Luiz Felipe de Azevedo, até a montagem dos times e de tabelas, vivenciando a utilização das súmulas em jogo”.

 

Desde a abertura do evento até o último dia de competições, foi possível perceber a interação entre o público presente, que torcia pelos seus cursos, e os atletas em quadra. Foi uma semana grandiosa e, sem dúvida, recompensadora para a organização.

 

A coordenadora de Educação Física Prof.ª Cintia fez um agradecimento especial: “Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a instituição pela oportunidade e por permitir que possamos, por meio da nossa profissão, oportunizar a prática da atividade física através dos esportes, agradecer ao meu colegiado que desde a elaboração do projeto até o último dia de evento viveu com toda intensidade o momento esportivo. Agradecer aos meus alunos que trabalharam e viveram esse momento como sendo esse o único no processo ensino aprendizagem na graduação. Agradecer de forma muito especial a TODOS os atletas que tiveram um espírito esportivo admirável dentro e fora de quadra, mostrando que dessa forma podemos sim fazer do JUCAM um momento de interação. Agradecer aos coordenadores e professores de toda instituição pelo incentivo, participação e vivência em um evento que nos oportuniza desenvolver em nossos alunos o sentimento de pertencimento em nossa instituição”.

 

Dentre os objetivos alcançados, ressalta-se o número de cursos participantes, 21, e o número de atletas, 405. Isso nos prova que quanto mais ofertas de modalidades, mais é possível a participação dos discentes.

 

A São Camilo agradece e parabeniza aos discentes/atletas que participaram desta semana com tanta interatividade e respeito ao próximo e ao esporte.