Cursos de Educação Física e Fisioterapia unidos para a manutenção de uma vida saudável

Postado em 18/04/2017 por Gilliane Correia Wichello .

Com informações de Coordenação dos cursos de Educação Física e Fisioterapia.

Visualizado 1492 vezes.


Com a finalidade de aprimorar conhecimentos dos princípios da Fisioterapia e da Educação Física e buscando integrá-los na formação profissional, foi realizado de 10 a 12 de abril, no auditório Pe. Inocente Radrizzani, o VIII Encontro de Educação Física e Fisioterapia Sul Capixaba (ENEFISUL), um momento de discussão a cerca do papel de cada profissional. Este ano, em um novo formato, a temática abordada foi “O educador físico e o fisioterapeuta na manutenção da vida saudável do movimento humano”.

No primeiro dia do evento, foi realizada a mesa redonda “O papel do educador físico e do fisioterapeuta na conduta e na manutenção da vida saudável do movimento humano, através de técnicas terapêuticas do esporte e atividade física orientada”, com as participações do Educador Físico Victor Hugo Pereira Franco e do Fisioterapeuta Alberto Mucelini Giro, e a mediação do prof. Nelson Alves. Um dos destaques do ENEFISUL foi a presença do Prof. Victor Hugo, que foi prof. do curso de Educação Física da São Camilo-ES e fez uma homenagem especial à coordenadora do curso Prof.ª Cintia Schiavini Beiriz.

 

No dia seguinte, aconteceu uma discussão para os futuros profissionais das áreas sobre a importância da reabilitação do joelho para o movimento humano, com o profissional Fernando Moulin. Os acadêmicos presentes puderam sanar suas dúvidas ao fim da palestra, em um momento rico de interação.

 

O último dia do evento foi importante para que os coordenadores dos cursos, Profª Cintia Schiavini e Prof. Nelson Coimbra Ribeiro Neto, pudessem analisar e perceber o quanto a Fisioterapia e a Educação Física, áreas que trabalham com a saúde do corpo humano, muitas vezes se complementam e algumas vezes se misturam. Ambas querem melhorar a qualidade de vida das pessoas, buscando a melhoria das competências físicas. As palestrantes da noite falaram sobre a corrida, onde o Fisioterapeuta Diego Evangelista dos Santos apresentou a temática “Movimento humano: a importância da análise biomecânica da corrida”. Já o Educador Físico Victor Hugo discursou sobre “Corrida e sua cientificidade”. Bons temas para nos lembrar da Corrida São Camilo que será realizada no dia 14 de maio.

 

A São Camilo parabeniza a todos os envolvidos no evento, que foi enriquecedor para os cursos.