Oncologia sob cuidados farmacêuticos e nutricionais

Postado em 19/04/2017 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação dos cursos de Nutrição e Farmácia.

Visualizado 1514 vezes.


Estudantes de graduação da área da saúde, especialmente estudantes de Farmácia e Nutrição, profissionais farmacêuticos, nutricionistas e interessados nas profissões, participaram da VIII Jornada Integrada de Farmácia e Nutrição. As atividades do evento foram compostas por ações interdisciplinares entre cursos da área de saúde e visam cultivar, nos futuros profissionais, o exercício de suas funções com qualidade e competência, aliadas à consciência da importância da busca pela educação continuada, além de aprimorar o conhecimento dos acadêmicos quanto à atuação desses profissionais em equipe multidisciplinar na prática oncológica.

 

A jornada, que aconteceu no dia 12 de abril, no auditório Pe. Sanzio Cicatelli, teve como temática “Oncologia sob cuidados farmacêuticos e nutricionais”, o que oportunizou aos participantes conhecer um pouco sobre a atuação dos profissionais no mercado de trabalho, especialmente quanto ao entendimento acerca da atuação em equipe multidisciplinar na prática oncológica. Esse aprendizado se deu por meio de palestras com profissionais conhecidos no mercado.

 

A primeira palestra da noite foi ministrada pela farmacêutica Dr.ª Helena Callegario Fontes, com o tema “Assistência farmacêutica junto à equipe multiprofissional de cuidados ao paciente oncológico”. Em seguida, a nutricionista Maria Amélia Grafanassi ministrou a palestra com o tema “Experiências e desafios da nutrição sob a perspectiva da oncologia”.

 

De acordo com as coordenadoras dos cursos de Nutrição e Farmácia, respectivamente, Camilla Dellatorre Teixeira e Camila Montovanelli Coelho, a programação foi pensada para que os acadêmicos conhecessem o dia a dia da equipe multidisciplinar com o paciente da oncologia, e as falas das palestrantes foram primordiais para o sucesso deste evento.