Semana da Enfermagem 2017

Postado em 13/05/2017 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Presidente da XVI Semana de Enfermagem..

Visualizado 1077 vezes.


A XVI Semana da Enfermagem foi realizada entre os dias 9 e 11 de maio de 2017 e trouxe a reflexão sobre os desafios da enfermagem na sociedade contemporânea.

 

Foram propostas atividades que celebram a data histórica da enfermagem como profissão e, na oportunidade, envolveu profissionais de diversas áreas, alunos e professores para o aprimoramento profissional e o compartilhamento de informações importantes para a classe.

 

A programação foi variada durante os três dias do evento, com participação dos professores do curso de enfermagem, egressos, convidados externos e o envolvimento significativo dos discentes, que não mediram esforços no desenvolvimento das atividades.

 

A abertura oficial aconteceu no auditório Pe.  Sanzio Cicatelli, com a presença do Reitor Pe. Francisco de Lélis Maciel, da Coordenadora do curso de Enfermagem Prof.ª Jacqueline Damasceno de Castro Barros e da Presidente da Semana de Enfermagem Prof. Mirela Dias Gonçalves. As palestras foram proferidas por renomados profissionais convidados da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), agregando mais valores ao evento com suas reflexões.

 

Durante a Semana, aconteceram cinco mini cursos com profissionais especializados nas áreas afins que contribuíram para o aprimoramento de todos envolvidos:

 

Enf.Sabrina Lamas da Santa Casa de Misericórdia - Cachoeiro de Itapemirim;

Enf. Elizabeth Salles da Hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia - Cachoeiro de Itapemirim;

Enf. Carla Aparecida do Nascimento Mozer - Centro Cirúrgico do HECI;

Enf. Érica Marvila Garcia Coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose

Enf. Gederson Santos Rigoni  do HECI- Itapemirim e Equipe de Resgate da Samarco.

 

O evento contou ainda com a participação especial de egressos do Curso de Enfermagem debatendo a “Construção da carreira profissional na enfermagem”:

 

Enf. Érica Marvila Garcia - Coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose do município de Marataízes- ES (Mestranda em Saúde Coletiva – UFES); 

Enf. Caroline Meireles Mendes – Hospital das Clínicas – UFES; 

Enf. Gederson Santos Rigoni - HECI; Equipe de Resgate da Samarco e Pronto Atendimento em Marataízes 

Enf. Jaudete Silva Frontino – SMS de Anchieta-ES. 

 

Além disso, o evento contou com um significativo espaço científico destinado a Mostra de trabalhos científicos e uma Feira de Ciências com envolvimento de alunos e professores expondo suas práticas profissionais.

 

Foi realizada parceria entre Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim e o Curso de Enfermagem na realização de ações preventivas, e atividades como:

 

- confecção ou atualização do Cartão do SUS,

- Exame Papanicolau (preventivo)

- Vacinação de Febre Amarela.

 

O evento foi finalizado na noite do dia 11 de maio com uma confraternização entre os docentes, discentes e egressos do curso, premiação dos trabalhos científicos e uma cerimonial de encerramento com muita alegria e descontração.