Seminário de História passeia pelas entrelinhas da memória: História e Literatura

Postado em 22/05/2017 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação do curso de História.

Visualizado 1509 vezes.


Noites inesquecíveis... o XII Seminário de História do Centro Universitário São Camilo-ES foi  um verdadeiro encontro dos acadêmicos e convidados com alguns dos personagens mais conhecidos na literatura brasileira: Gabriela, Iracema, Brás Cubas, dentre outros. Um sucesso e já deixou saudades!

 

Uma rica programação foi pensada para essa edição do seminário, que foi realizado de 15 a 18 de maio, no auditório Pe. Inocente Radrizzani. Durante a semana, foram propostas palestras, oficinas, mesa redonda, lançamento de livro, sarau, sempre com presenças marcantes.

 

Na abertura do evento, a mesa redonda “Nas entrelinhas do poder: História, Literatura e Gênero” teve como mediadora e convidada a Prof.ª Beatriz Fraga, com as falas dos professores do curso de História: Diogo Lube, Rafael Magalhães e Felipe Gonçalves.

 

O grande destaque do XII Seminário de História foi o lançamento do livro “Passando a limpo: o estado capixaba e o seu mito fundador”, do Prof. José Pontes Schayder, que contou com a participação de grandes nomes da educação de nossa cidade. Prof. Schayder fez agradecimentos e também respondeu aos questionamentos dos convidados/acadêmicos e comentou um pouco sobre a obra, que vem desmitificar a perseguição do Espírito Santo no Brasil.

 

Outro ponto muito positivo foi a participação efetiva dos acadêmicos. No sarau, que aconteceu no dia 17 de maio, eles deram um show de talento ao encenarem as obras: Capitães da Areia (Jorge Amado), Dom Casmurro (Machado de Assis) e O Cortiço (Aluísio Azevedo).

 

Segundo a coordenadora do curso de História Prof.ª Jaqueline Ramalho Nogueira Santos, a participação dos acadêmicos foi primordial para o sucesso do evento. “Mesmo começando às 16h, os alunos participaram efetivamente das oficinas propostas no seminário”. As oficinas foram: “Memória sobre a ditadura militar presente nos livros didáticos”, com o Prof. José Pontes Schayder, “Oficina de teatro”, com o Prof. Luan Tofano Elias, e “Literatura Marginal”, com a Prof.ª Poliana Bittencourt.

 

O evento proporcionou aos futuros professores de História atividades que propuseram uma viagem no tempo, sendo uma ótima contribuição para suas aulas.

 

Parabéns ao curso de História pela diversidade da programação e aos acadêmicos pelo envolvimento e comprometimento.