Parcerias oportunizam intercâmbios internacionais a acadêmicos e professores da São Camilo

Postado em 27/09/2017 por Gilliane Correia Wichello .

Com informações de Prof.ª Joelma Aparecida Zóboli, coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Visualizado 1911 vezes.


A coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis Prof.ª Joelma Aparecida Zóboli e os acadêmicos Bernardo Malta de Palma, do curso Educação Física, e Eduarda Silva Contarine, de Enfermagem, foram selecionados para participar da edição de 2017 do Programa Top España, iniciativa do Santander Universidades, com o objetivo de incentivar alunos de graduação e professores a aprimorarem seus conhecimentos no idioma espanhol e na cultura espanhola, por meio de um curso de três semanas em uma das instituições mais tradicionais da Europa - a Universidad de Salamanca. A viagem aconteceu de 30 de junho a 21 de julho.

 

Um dos grandes diferenciais desse programa é promover um intercâmbio acadêmico em uma das universidades espanholas que mais recebe estudantes estrangeiros, permitindo que os participantes vivenciem novas experiências culturais, contribuindo com o fortalecimento da internacionalização das universidades brasileiras parceiras.

 

De acordo com a prof.ª Joelma, foi muito gratificante a participação no programa, em todas as vertentes. “Conheci professores de várias regiões do Brasil, o que promoveu um intercâmbio de idéias e de experiências que foi muito interessante, uma vez que tive contato com profissionais de instituição de ensino superior tanto públicas, como privadas”.

 

Para a coordenadora, essa participação no Top España foi um presente, por que além de aprender um dos idiomas mais falados do mundo, observou a forma que cada professor ministra sua aula, a didática, os recursos audiovisuais e a forma de avaliação da terceira instituição mais antiga do mundo.

 

O lado cultural também foi um diferencial para a coordenadora e os acadêmicos, pois estiveram presentes intercambistas de mais de 106 países e esse contato foi fundamental para conhecer um pouco mais de outros costumes que são tão diferentes dos nossos.

 

Sobre os acadêmicos Bernardo e Eduarda, Prof.ª Joelma foi enfática: “eles foram ótimos! Aproveitaram muito e ainda tiveram um gosto de serem responsáveis por eles mesmos. Estudaram, se divertiram e ainda trouxeram na bagagem muita experiência, que é o mais importante!