São Camilo comemora “Dia Mundial do Idoso”

Postado em 04/10/2017 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Serviço Social.

Visualizado 1148 vezes.


No dia 29 de setembro, o Centro Universitário São Camilo-ES se fez presente nas comemorações ao Dia Mundial do Idoso, promovido pelo Conselho Municipal do Idoso de Cachoeiro de Itapemirim, com o objetivo celebrar e incentivar a participação social dos idosos, o cuidado com a própria saúde e divulgar a rede de apoio e proteção a este público.

O evento teve início com um café da manhã e um momento de espiritualidade ecumênica, seguido pela apresentação das diversas instituições que prestam serviços aos idosos do município, apresentando cada uma o seu fazer. Teve ainda apresentação de coral e grupo de dança da terceira idade, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações sobre cuidados com a saúde, promovidos pelo curso de Enfermagem da São Camilo e pela Secretaria de Saúde Municipal.

O Centro Universitário São Camilo-ES, parceiro deste evento, vem prestando assistência social a terceira idade desde o ano de 2003, chegando a atender em torno de 1.300 idosos por meio do Projeto Universidade Aberta a Terceira Idade. Atualmente, o grupo é composto por 82 idosos que compõem 03 turmas de hidroginástica e uma turma de natação. Também participaram, ao longo deste ano, de diversas palestras como: Sexualidade na Terceira Idade, Autoestima, Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), Nutrição na Terceira, Dicas de Maquiagem na Terceira Idade, além de várias outras comemorações.

 

Com base nos relatos apresentados no decorrer da cerimônia, foi possível constatar a importância de eventos como este em prol da valorização do idoso, público que cresce a cada ano no Brasil e no mundo, buscando divulgar e apresentar as ações desenvolvidas no município em benefício da tão sonhada qualidade de vida deste segmento da população, que tanto contribuiu com sua capacidade produtiva para a nossa sociedade.

 

A São Camilo parabeniza todos os idosos pela passagem do seu dia e, de modo especial, ao Grupo “Atividade” do Projeto Universidade Aberta a Terceira Idade, que há 14 anos vem valorizando e trabalhando em prol da dignidade da pessoa idosa.