Visita Técnica aos municípios de Anchieta e Alfredo Chaves

Postado em 29/11/2017 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação de Ciências Biológicas.

Visualizado 2039 vezes.


Nos dias 02 e 03 de novembro foi realizada uma visita técnica com os alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental do Centro Universitário São Camilo – ES nos Municípios de Anchieta, Praia dos Castelhanos e Alfredo Chaves / Matilde. Durante o estudo in loco foi possível identificar os principais ecossistemas litorâneos e de montanha, percebeu-se também os impactos ambientais positivos e negativos provocados por atividades econômicas realizadas nos locais e, ainda, realizou-se análises de medidas mitigadoras dos impactos ambientais ocorridos ao longo da ocupação urbana.

 

A atividade de campo realizada proporcionou uma melhor interação com os diferentes biomas que existem na área em que foi visitada, bem como o conhecimento dos gradientes ambientais e as inter-relações entre espécies, sejam elas microrganismos ou plantas. Foram observadas as diferenças entre os ambientes vegetativo naturais e antropogênicos, além do conhecimento na prática dos processos de assoreamento e eutrofização que ocorrem nas duas regiões estudadas.

 

Por meio de visitas técnicas e aulas de campo, o corpo docente do colegiado do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário São Camilo-ES tem desenvolvido estudos que priorizam a formação acadêmica, com dinamismo, de forma a integrar a teoria e a prática dos conteúdos estudados, visando a formação de profissionais competentes para atuar no mercado atual. As atividades foram monitoradas pelos professores Cintia Cristina Lima Teixeira, Helimar Rabello, Gilson Silva Filho, Natália Bernardes Ribeiro e Raphael Cardoso.