Curso de Gastronomia em Visita Técnica a Atum do Brasil

Postado em 06/12/2017 por Priscila Amed Schuab.

Com informações de Coordenação do curso de Gastronomia.

Visualizado 2410 vezes.


No dia 02 de dezembro um grupo de alunos, dos turnos matutino e noturno do segundo período do curso de Gastronomia do Centro Universitário São Camilo-ES, realizou uma visita técnica às instalações da empresa de pescados Atum do Brasil, no município de Itapemirim.

 

O grupo foi conduzido pela professora Jaqueline Almeida, da disciplina de Cozinha de Pescados e Frutos do Mar, e recebido pela Mônica Salezze, gerente do Controle de Qualidade. Os alunos puderam conhecer os sistemas de produção da maior empresa exportadora de pescados congelados do Brasil e puderam observar desde o recebimento da matéria prima até o processo de embalagem, passando pela limpeza e armazenamento e por todo cuidado que a legislação exige quanto à higiene e manipulação dos pescados para garantir a segurança alimentar.

 

Foram apresentados os diversos tipos de peixes e frutos do mar que são comercializados pela empresa nos mercados interno e externo, com produção média mensal de 30 toneladas de pescado fresco e congelado.

 

A visita técnica proporcionou aos alunos vivenciar a prática econômica muito relevante na gastronomia capixaba da região litorânea e, com isso, valorizar a atividade de produção pesqueira como produto de alta qualidade. Essas observações se tornam importantes à formação acadêmica, pois permitem ao aluno conhecer o produto, a sua origem e a manipulação adequada, além de proporcionar excelentes resultados no produto final, que é a preparação do prato à base de pescados e frutos do mar.