Água como foco em Simpósio de Engenharia

Postado em 23/04/2018 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação das Engenharias.

Visualizado 1937 vezes.


Durante a semana compreendida entre 16 e 19 de abril, foi elaborada uma programação voltada para acadêmicos de graduação em Engenharia e profissionais atuantes em áreas afins discutirem temas relacionados às diversas áreas da Engenharia. A temática central do IV Simpósio Sul Capixaba de Engenharia foi “Água - Somos todos responsáveis”, abordada em várias atividades no decorrer da semana, com a finalidade de visar o desenvolvimento e aprimoramento de conhecimentos técnico-científicos.

 

A abertura aconteceu no dia 16 de abril, no auditório Pe. Inocente Radrizzani, com a palestra: Gestão de Recursos Hídricos no município de Cachoeiro de Itapemirim, ministrada por Mário Louzada, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

 

De acordo com a coordenadora dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental Prof.ª Laureanny Madeira, o Simpósio de Engenharia é programado com muito carinho pela coordenação, pelos professores e pela comissão organizadora de discentes, cujo tema central foi relevante para o futuro da água em nosso planeta. “O tema do simpósio reflete a preocupação com o recurso natural água. Este tema é uma questão discutida mundialmente e que envolve a participação de todos. A engenharia é a área diretamente responsável por cuidar e pensar em novas alternativas para reaproveitamento deste bem tão precioso para a humanidade”.

 

Durante toda a semana, foram propostas atividades que não só aproximavam o acadêmico à temática dessa edição, mas também das diversas áreas da Engenharia, apresentadas por profissionais de renome, que reservaram o seu tempo para aplicarem um pouco de seus ensinamentos aos acadêmicos presentes.  Para a Prof.ª Laureanny, o envolvimento dos futuros engenheiros foi essencial para o sucesso do evento. “A participação dos alunos, tanto da Ambiental quanto da Civil, atendeu a expectativa dos colegiados dos cursos e comprovou que estamos formando profissionais com consciência ambiental e preocupados com as futuras gerações”.

 

A programação do simpósio dessa edição foi variada, oportunizando aos alunos escolherem a sua atividade de interesse. Foram ofertadas palestras, minicursos e, além disso, a mostra técnico-científica e a mostra de projetos ambientais. Assim, foi possível trabalhar a extensão e a pesquisa no mesmo evento. O número de trabalhos submetidos, tanto na modalidade oral quanto pôster, aumenta a cada edição do evento, o que comprova que os cursos de engenharia da Instituição estão comprometidos e envolvidos com a pesquisa. Os alunos, sob orientação dos docentes, empenham-se em escrever bons trabalhos e apresentá-los com excelência.

 

Conheça os trabalhos vencedores:

 

1.º lugar oral: Substituição do uso da água potável por água decantada nas indústrias de rochas ornamentais.

2.º lugar oral: Recuperação de nascentes: garantia de água para as gerações futuras - a engenharia e a proteção dos recursos hídricos.

1.º lugar pôster: Análise do consumo de água e emulsão de hidrocarbonetos parafínicos no processo de cura em lajes de concreto.

2.º lugar pôster: Estudo de fusão entre fossas sépticas biodigestoras e o sistema de wetlands como solução alternativa de tratamento de efluentes e reutilização de água.

 

Mostra de projetos ambientais:

 

1.º lugar: Projeções ortogonais em sistema GIS/SARndbox.

 

A São Camilo parabeniza não só os idealizadores, mas também os acadêmicos que participaram e se envolveram em todas as atividades propostas pelo IV Simpósio Sul Capixaba de Engenharia.