Mestrandos em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – PPGES cursam disciplina de Avaliação de Impactos Ambientais e Soluções Sustentáveis, ministrada pelo prof. Gilson Silva Filho

Postado em 18/05/2018 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Prof. Gilson Silva Filho.

Visualizado 37 vezes.


Inicialmente, os mestrandos foram recebidos para o módulo teórico que ocorreu de 8 às 17h do dia 18 de maio e nos dias 19 e 20 (sábado e domingo) durante o dia todo. Na manhã do sábado, os mestrandos saíram juntamente com os Professores Gilson Silva Filho, Cíntia Cristina Lima Teixeira, Helimar Rabello e Aline Giuri (os dois últimos mestrandos no programa) para colocar em prática os seus conhecimentos e os conceitos discutidos no módulo teórico. Ainda no sábado, os mestrandos visitaram a UNIAVES, frigorífico de aves em Castelo, onde puderam confrontar a teoria e a prática nos sistemas de logística de produção, design de planta produtiva, sistemas de tratamento de água e de efluentes, bem como o sistema de (re)aproveitamento de subprodutos do abate dos frangos e padrões de sustentabilidade empresarial e ambiental executados pela empresa. Logo após, houve um intervalo para o almoço e, em seguida, o grupo foi direcionado para a FAZENDA BRUNORO AGROAVÍCOLA. Na Brunoro, os mestrandos puderam acompanhar o sistema de produção de ração e de produção de café em terraços, com um sistema sustentável de tratos culturais e de beneficiamento do café com a redução de água no processo de lavagem dos grãos, bem como a proposta de criação de corredores para o dinamismo no trânsito de animais silvestres entre os fragmentos de matas naturais e reflorestadas.

 

A terceira empresa visitada foi a Granja JAOP, produção de suínos. Nessa granja foi possível evidenciar o sistema de produção de suínos com cama de maravalha (pó de serragem), como forma de aproveitamento futuro como adubo e manter, acima de tudo, o plantel de suínos com menos estresse. Esse sistema ainda economiza água que pode ser utilizada para lavar as baias dos suínos no sistema convencional. Os efluentes emitidos pelo plantel são tratados e utilizados para irrigação do pasto e para a criação de gado. No período noturno, a aula continuou no SOS Garden Bar em Pedra Azul, um local com decoração muito linda e proveniente de produtos reaproveitados. No SOS os mestrandos puderam evidenciar a sustentabilidade proposta nos sistemas de design de interiores, bem como no paisagismo, além de participarem de uma confraternização regada a muita discussão sobre a sustentabilidade.

 

No domingo o grupo foi ao Hotel MONTE VERDE, onde pôde avaliar o sistema de gestão ambiental, mediante a discussão dos sistemas de tratamento de efluentes e os procedimentos e limitantes nos estudos de impactos. Posteriormente, visitou a PEDREIRA de Richimond, que utiliza fio diamantado no corte dos blocos e mantém o pátio limpo com um sistema de gestão ambiental sustentável atuante e eficaz.

 

Todas as empresas trabalham com o sistema de sustentabilidade ambiental e empresarial, sendo assessoradas pelo professor Helimar Rabello, mestrando no programa e com atuação fundamental para que as visitas ocorressem. Os mestrandos elogiaram a Instituição e a dinâmica da aula, bem como os conhecimentos adquiridos pela troca de informação nesses três dias de muita produtividade. Todos estão de parabéns pelo empenho, pela dedicação e pelo profissionalismo durante a aula.