XV Seminário de Biologia discute a importância da Ciência na atualidade

Postado em 12/07/2018 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação do curso de Ciências Biológicas.

Visualizado 1399 vezes.


O XV Seminário de Biologia ocorreu nos dias 26, 28 de junho e no dia 04 de julho, e, durante o evento, foram proferidas palestras e oficinas com temáticas atuais sobre a influência das Ciências na vida cotidiana das pessoas. O palestrante do primeiro dia, Professor Msc. Flávio Costa Cerqueira, Coordenador do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES/Polo Cachoeiro), fez uma abordagem sobre a “Vulnerabilidade dos Aquíferos” e demonstrou preocupação em relação à água consumida pela população – “potável”, por meio de gráficos, tabelas e instrumentos tecnológicos atuais que permitiram os estudos dos aqüíferos.

 

Já no 2.º dia, a aluna egressa do Curso de Ciências Biológicas Jéssica Caprini, Mestranda em Educação pela UFES, proferiu a palestra “Os Avanços do Ensino de Ciências”, relatando a evolução do Ensino de Ciências, com destaque quanto à importância dos avanços científicos/tecnológicos e suas contribuições para o ensino de ciências na vida moderna em seus aspectos sociais e ambientais. Destacou ainda, a relevância do ensino problematizado e contextualizado como forma de ampliar as relações entre professor e aluno.

 

Ao longo dos três (3) dias de eventos aconteceu ainda a 6.ª Oficina de Taxidermia, com animais mortos, em consequência de atropelamento nas rodovias do estado do Espírito Santo e ainda, no último dia (04 de julho) foram ofertadas as oficinas de Paper Crafts, com o Professor e Técnico dos Laboratórios da Instituição Max Vinicius Aguiar e Terrário, com a Professora Doutora Tatiana Silva Lopes.

 

Durante o evento, que teve como tema central “A Importância da Ciência na Atualidade”, percebeu-se o comprometimento e contribuições dos acadêmicos na hora dos debates, nos momentos culturais, nas oficinas e nas homenagens aos colegas, professores e coordenadora do curso de Ciências Biológicas.

 

Parabéns aos docentes e discentes do colegiado do Curso de Ciências Biológicas pela organização e comprometimento.